Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Campus São Paulo do Potengi tem dois trabalhos premiados na Secitex

Trabalhos foram premiados na Mostra de Extensão e no Congresso de Iniciação Científica

Publicada em 06/12/2017 Atualizada há 12 meses

Alunos apresentaram os trabalhos durante a III Secitex

Dois trabalhos premiados entre os primeiros colocados, um na categoria Mostra do V Simpósio de Extensão e outro na categoria Oral do XIII Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic). Esse foi o saldo positivo conquistado pelo Campus São Paulo do Potengi durante a III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), realizada em Caicó, entre os dias 28 e 30 de novembro.

O “Processo de criação do projeto de extensão em teatro: grupo de teatro Nonsense” obteve nota máxima na avaliação na categoria Mostra do Simpósio de Extensão. Os autores, Isabelle de Araújo e André Gustavo Lima, do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e em Edificações, respectivamente, foram orientados pela professora Monique Oliveira.

A comunidade que assistiu à apresentação conheceu dados sobre o Grupo de Teatro Nonsense, criado em 2016, que trabalha orientado pela metodologia de jogos teatrais e improvisações, com oficinas e experimentos de encenação que produzem espetáculos teatrais.

A pesquisa “Identificação de cianobactérias produtoras de toxinas dos principais reservatórios hídricos da Região Potengi” de autoria dos estudantes Maria Geysiane e Eduardo Ferreira do curso integrado em Meio Ambiente foi premiado na categoria Oral na Grande área de Ciências Biológicas do Congresso de Iniciação Científica (Congic).

Orientada pelo professor Leonam Coutinho, a pesquisa que vem levantando os principais gêneros de cianobactérias com potencial para produção de toxinas nos açudes da Região Potengi nos últimos meses, têm uma preocupação ambiental, uma vez que, a presença dessas cianotoxinas podem levar a diversos problemas com a saúde do ecossistema aquático e da população que consome esse recurso.  ​

extensao
pesquisa