Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Novembro Negro

Campus São Paulo do Potengi promove evento em alusão ao mês da Consciência Negra

Com inscrições gratuitas, o evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2021

Publicada em 12/11/2021 Atualizada há 1 ano

As inscrições podem ser feitas no site do evento: even3.com.br/novembronegrospp2021

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promove, nos dias 18 e 19 de novembro, uma série de rodas de conversa, debates e oficinas em homenagem ao dia da Consciência Negra. O tema escolhido pelo Núcleo para a programação deste ano foi: "Raça, Identidade e Patrimônio: entre o visível e o invisível".

"Pensamos em focar na questão do patrimônio cultural afro-potiguar, em virtude dos constantes atos de desrespeito aos bens culturais (materiais e imateriais) dessa população. Entendemos que o evento pode contribuir para conferir visibilidade à cultura negra no estado do Rio Grande do Norte", declarou o professor Júlio César Vieira, coordenador do evento.

O evento, que será transmitido através do canal do Campus no Youtube, é aberto a participação do público e está com inscrições abertas, através do link: https://www.even3.com.br/novembronegrospp2021/

Confira a programação:

18 de novembro

10h às 12h (Abertura) 

Mesa redonda: "Narrativas identitárias e patrimônio cultural afro-potiguar"
Participantes: Felipe Nunes (Historiador, antropólogo e doutorando em antropologia social - PPGAS/UFRN); Sté Moreira (Casa Afropoty); Mediador: Gllauco Smith (IFRN - Campus Natal-Central). 

16h às 18h 

Roda de conversa: "Ancestralidade e reconhecimento: por que museus afro?"
Participantes: Juliana Cintia (Integrante do Comitê de Patrimônio e Museus e do Comitê de Antropólogas/os Negres da Associação Brasileira de Antropologia); Maria Lúcia Angelino (Comunidade Quilombola da Serra da Gameleira - São Tomé/RN); Nilton Xavier (IFRN - Campus Canguaretama); Mediador: Mauricio Gonçalves (IFRN - Campus São Paulo do Potengi).

19 de novembro

10h às 12h (Parceria Neabi/SPP e Neabi/SGA) 

Exibição de documentário e roda de conversa: "O som dos tambores: ritmos africanos"
Exibição do vídeo “Noite dos tambores”
Participantes da roda de conversa: Diogo Moreno (Antropólogo e diretor do documentário “Noite dos tambores”); Laelson Marques (Herdeiros de Zumbi); Kleber Moreira (Nação Zamberacatu / IFCE); Danúbio Gomes (Grupo artístico-pedagógico Pau e Lata); Mediadora: Priscila Gomes (IFRN - Campus São Paulo do Potengi). 

16h às 18h 

Leitura dramática e discussão de textos 
Realização: Nuarte - IFRN/SPP

Acesse:

Site do evento

Canal do Campus São Paulo do Potengi no Youtube

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas