Volta às aulas

Campus divulga cronograma de turmas com retorno híbrido

1ª fase do retorno presencial terá início no dia 8 de novembro

Publicada em 29/10/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Inicialmente, o cronograma contempla as turmas dos Cursos Técnicos Integrados.

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, nesta sexta-feira (29), o cronograma com as turmas que farão parte da primeira fase do retorno às aulas presenciais, no formato híbrido.

Inicialmente, o cronograma contempla as turmas dos Cursos Técnicos Integrados. Para as demais modalidades - subsequente e graduação - o planejamento de datas está em fase de construção, pois o período de matrículas ainda está aberto.

De acordo com Ricardo Marques, diretor acadêmico do Campus, além da otimização dos trabalhos, foi adotada uma metodologia pensando na otimização do transporte de estudantes dos municípios da região: "Foi uma divisão pensada multisetorialmente, tudo com a intenção de melhorar a logística de transportes das Prefeituras, para que esse serviço consiga retornar também de forma gradativa", destacou.

Retomada gradual

O Conselho Superior do IFRN (Consup/IFRN) divulgou, no dia 6 de outubro, a Resolução nº 47/2021, que apresenta as diretrizes para volta gradual do ensino presencial. Conforme o documento, o retorno da presencialidade ocorrerá em fases, cuja primeira começará no início do semestre letivo 2021.2.

Segundo a Resolução, a volta gradual das aulas presenciais será realizada por meio do ensino misto provisório, isto é, pela simultaneidade entre o ensino remoto emergencial e a progressiva ampliação do ensino presencial, tendo início em 8 de novembro deste ano. O documento é pautado em orientações dos órgãos de saúde do Ministério da Educação (MEC) e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFRN.

Dividido em quatro fases, o ensino misto provisório terá como prioridade a realização de aulas práticas, que podem ser realizadas, incialmente, sob a forma de rodízio, iniciando pelas turmas dos últimos anos ou períodos. O colegiado de cada curso definirá o que será considerado “aula prática”.

O retorno às atividades letivas presenciais será precedido da volta gradual dos servidores técnico-administrativos e docentes do IFRN, com o objetivo de preparar os ambientes onde ocorrerão as atividades acadêmicas, assim como o planejamento de outros aspectos relacionados à volta dos estudantes.

Acesse:

Cronograma dos grupos

Cartilha sobre o retorno híbrido

Resolução nº 47/2021

Cartilha informativa