Mulheres Mil
São Paulo do Potengi: Campus conclui curso de eletricista instaladora de baixa tensão
Iniciativa proporciona acesso das alunas cursistas ao mundo do trabalho
Publicada por Jose Nascimento em 17/12/2024 ― Atualizada há 1 mês
Na sexta-feira, dia 20 de dezembro, o Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoverá a cerimônia de conclusão da Turma 2 do curso Eletricista Instaladora Predial de Baixa Tensão. O evento ocorrerá das 13h às 16h, no Auditório Fabião das Queimadas. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil, uma ação do Ministério da Educação (MEC) voltada para promover a educação profissional e a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O curso, ofertado entre os meses de setembro e dezembro de 2024, integra o calendário acadêmico do IFRN e foi planejado para atender às demandas do mercado de trabalho, possibilitando a inserção ou reinserção profissional de mulheres que, por diferentes motivos, não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular. Nesta edição de 2024, o Campus disponibilizou 44 vagas divididas em duas turmas. A primeira ocorreu no primeiro semestre e a segunda, agora concluída, no segundo semestre. Ao todo, 37 mulheres finalizaram a formação com êxito, reforçando o compromisso do projeto com a educação inclusiva e transformadora.
Oportunidade
Durante o curso, que teve carga horária distribuída nas tardes de terça a sexta-feira, as alunas participaram de atividades teóricas e práticas, realizadas em salas de aula e laboratórios do campus. Além disso, tiveram a oportunidade de vivenciar aulas de campo e participar ativamente da 4ª Exposição de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Expotec). Na ocasião, apresentaram uma sala temática sobre o curso, demonstrando as competências adquiridas ao longo da formação.
O Programa Mulheres Mil oferece apoio integral às participantes, que recebem bolsa formação, um kit de material escolar e fardamento, assegurando as condições necessárias para que possam se dedicar plenamente às aulas.
“Mais do que uma capacitação técnica, o curso fortalece a autonomia, autoestima e o empoderamento feminino”, como disse a professora Cássia Matos, coordenadora local do projeto. “O Projeto Mulheres Mil tem uma importante função social e cumpriu com os objetivos previstos, que é promover o acesso, permanência e êxito das mulheres no curso e prepará-las profissionalmente, fortalecendo a autoestima e o empoderamento feminino dessas mulheres”, finalizou Cássia.
- Palavras-chave:
- Eletricista instaladora SPP Mulheres Mil