“IFRN: presente!” Instituição recebe parlamentares para debater ações e emendas

Participaram dos encontros os deputados federais Benes Leocádio, Natália Bonavides e o senador Jean Paul

Publicada em 19/07/2021 Atualizada há 12 meses

Fotos: Max Praxedes

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, recebeu, nos dias 12 e 14 de julho de 2021, na Sala de Atos da Reitoria, o deputado federal Benes Leocádio, a deputada federal Natália Bonavides, o senador Jean Paul, além de integrantes da gestão, docentes e representantes estudantis da Instituição. Os encontros visavam apresentar ações desenvolvidas pela Instituição, no sentido de viabilizar recursos financeiros, através de emendas parlamentares, para o IFRN.
Além de debater essas emendas, importantes para a recomposição financeira do IFRN, foram apresentadas, através da campanha "IFRN: presente!", produzida pelo recém-implantado Núcleo de Fortalecimento da Imagem Institucional, as ações e dados da Instituição. "A intenção é que possamos construir pontes para que, diante da fragilidade orçamentária que nós temos, possamos encontrar saídas. Então, acredito que esse diálogo inicial pode ser transformado em ações reais para dentro da nossa Instituição", comentou José Arnóbio.

Desenvolvimento
O deputado federal Benes Leocádio ressaltou a importância e o impacto que o IFRN tem na vida de estudantes do Rio Grande do Norte: “Nosso mandato tem satisfação em contribuir com o IFRN. Já enviamos emendas importantes para a Instituição, entre elas, recursos para a construção do Centro de Tecnologia em Energia Eólica e laboratórios de Energia Renováveis, do Campus João Câmara. Estamos à disposição.”
Para a deputada federal Natália Bonavides, a reunião foi importante porque, a partir dela, foi possível conhecer as principais demandas do IFRN e das pastas dos 22 campi distribuídos pelo estado. “Nosso mandato é um parceiro natural da Instituição. É um mandato que defende a educação pública, gratuita e de qualidade, e o IFRN é o principal símbolo que temos em nosso Estado disso. Então, nos colocamos à disposição para ser um instrumento de defesa da Instituição, por sabermos como ela muda profundamente a vida do povo potiguar, principalmente da juventude”, enfatizou.

Apoio e mais verbas
No encontro que aconteceu na quarta-feira (14), o senador Jean Paul informou que foram garantidos recursos para as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em sugestão temática feita por emenda de seu mandato: “Isso irá promover, na rubrica do orçamento, maior apoio e mais verbas para os Institutos Federais de todo o país”, comemorou. O senador destacou, ainda, as emendas destinadas ao IFRN em seu mandato: “Nosso mandato também já destinou R$ 500 mil em recursos para o IFRN, sendo que parte deles garantiram o auxílio digital, durante a pandemia, a 1.100 alunos da Instituição”.
Os encontros foram finalizados com a entrega, pelo reitor José Arnóbio, de um documento com os principais dados e necessidades de cada campi. “Não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam, precisamos correr atrás. Os três momentos com os três parlamentares foram fundamentais para que eles pudessem conhecer mais sobre o que é o IFRN, de que ações a Instituição precisa pra continuar a oferecer Educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou o reitor.