150 dias

150 dias: Campus São Paulo do Potengi faz balanço das ações desenvolvidas durante o período

Série de matérias apresenta as ações realizadas para a comunidade acadêmica

Publicada em 26/08/2020 Atualizada há 1 ano

A data é 17 de março de 2020 e o local a reitoria do IFRN. Em pleno crescimento da pandemia do novo coronavírus no país, o grupo de gestores que formava o Colégio de Dirigentes do IFRN estava reunido avaliando a situação da instituição quanto ao momento de paralisar as atividades presenciais quando a suspeita de um caso num estudante de um dos Campi do IFRN, forçou uma parada precoce das atividades. Nas horas seguintes, as demais instituições de ensino do Estado, no âmbito público e privado, foram uma a uma, confirmando as suspensões de suas atividades presenciais.

Inicialmente se imaginava que a situação duraria 15 dias. Com o quadro incerto da pandemia e, mais tarde, a instalação da gestão pro tempore, a suspensão do calendário acadêmico multiplicou-se por 10 e completou recentemente 150 dias. Contudo, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais não significa paralisação das atividades, como o levantamento realizado pelas diretorias do Campus revelam.

Durante esse período, ações como a realização de obras, aquisição de materiais, desenvolvimento de projetos,  realização de eventos online, capacitações, elaboração do plano local de enfrentamento à covid-19, entrega de cestas básicas, atendimentos psicológicos e o levantamento de informações sobre o perfil dos estudantes, foram apenas algumas das atividades que foram desenvolvidas pelos servidores do Campus. “Precisamos desmistificar essa falácia que foi criada de que estamos parados nesse período. A instituição segue funcionando remotamente. Todos os processos e atendimentos administrativos seguem em andamento. Além disso, uma série de projetos e iniciativas relacionadas ao ensino também foram realizadas”, destaca Prof. Renato Dantas, Diretor Geral do Campus São Paulo do Potengi.

Ausência dos estudantes deu espaço a realização de obras de melhoria das estruturas do Campus

Durante este período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, foram realizadas cerca de oito obras de melhorias nas instalações do Campus SPP do IFRN. “Aproveitamos esse período para adiantarmos obras que sabíamos que seriam necessárias, mas que poderiam causar transtornos no dia a dia do Campus, se todas as atividades estivessem em andamento”, destaca Thiago Azevedo, Diretor de Administração. As obras estão sendo coordenadas pela Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM) do Campus.

Uma das benfeitorias realizadas foi a instalação da plataforma elevatória na biblioteca, que permitirá às pessoas com mobilidade reduzida o acesso ao piso superior do setor e do Campus. Além disso, outros espaços também foram contemplados. “As salas de pesquisa, os espaços onde ocorrem as ações de nivelamento, centros de aprendizagem e dependências, além da sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) e Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI) também receberam melhorias”, destacou Renato Dantas, Diretor Geral do Campus.

Soma-se a lista de ações os reparos hidrossanitários, a modernização da copa dos servidores, a reestruturação do cabeamento de internet do Campus e restauro nas estruturas do Auditório e do Ginásio. “A sala da rádio escola segue em construção e a estrutura sonora também está em fase de instalação”, destaca o servidor Italo Costa, técnico em audiovisual do Campus.

Além disso, através dos recursos adquiridos com emendas parlamentares, os preparativos para a obra de ampliação do refeitório e da adequação da sala de música, seguem a todo vapor. Em fase de planejamento, a implantação da trilha ecológica e da horta do Campus, devem ser finalizadas até o final do primeiro semestre de 2021.

Aquisição de equipamentos para melhorias da estrutura do Campus também foram realizadas

Outra ação que foi desenvolvida neste período, foi a aquisição de equipamentos para benefício de diversos setores no Campus. Entre os itens adquiridos, estão uma nova cadeira de rodas, insumos para as atividades esportivas, máquinas de ar-condicionado, carteiras, bebedouros industriais e ainda equipamentos de sonorização, que garantirão as condições para o funcionamento da rádio escola. Além disso, a biblioteca do Campus está com o acervo bibliográfico em renovação com a aquisição de novos títulos em andamento.

Setores administrativos seguem com atendimento remoto

Os setores administrativos, do Campus seguiram realizando seus atendimentos de forma remota. Nesses casos, ferramentas como o SUAP, e-mail e até o WhatsApp foram utilizadas para registro de solicitações e demandas. O setor de comunicação do Campus, por exemplo, atendeu mais de 70 chamados nesse período da pandemia. “Os chamados tratavam sobre divulgação de projetos, eventos, produção de peças gráficas e ainda, apoio na realização de eventos online como as reuniões de pais, entre outros”, destaca a servidora Patrícia Mesquita.

Campus economiza com contas de água e energia elétrica

Outro ponto que registrou alterações foram as despesas de custeio do Campus. Com servidores em trabalho remoto, as contas de água e energia elétrica, tiveram um decréscimo médio de R$ 17 mil por mês, levando a uma economia de aproximadamente R$ 85 mil no período. Os recursos provenientes da economia, serão utilizados para aquisição de outros materiais. “Esse recurso será redirecionado para as aquisições de insumos e serviços relacionados às ações de melhorias e adequações no âmbito do campus, necessárias em razão da covid-19. Além de ampliar a aquisição de materiais de consumo para os diversos ambientes acadêmicos e administrativos”, explicou Thiago Azevedo, Diretor de Administração do Campus.

extensao
pesquisa