Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Trabalho de Língua Portuguesa aproxima alunos do teatro

Ensaios, montagem de cenografia e escolha de figurinos fizeram parte da rotina dos alunos

Publicada em 20/03/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Tornaro estudo literário mais próximo da realidade dos alunos. Seguindo esseobjetivo o professor de Língua Portuguesa, Dayvyd Lavaniery, lançou uminteressante desafio aos alunos das turmas 1 AV do Integrado de Refrigeração eClimatização 1V do Integrado em Informática: produzir uma peça teatral baseadaem fragmentos dos autos literários da Barca do Inferno, de Gil Viecente, e daCompadecida, de Ariano Suassuna.

O trabalho, que contou como atividade avaliativa do IV bimestre, consistiaem desenvolver todas as etapas de uma apresentação cênica: roteiro, dramatização,elaboração de cenografia e figurino, montagem de iluminação e sonoplastia. Osalunos iniciaram a concepção das peças e começaram os ensaios ainda noinício do ano. “As encenações são importantes para dar uma significação maiorao texto, indo além da leitura, e fazem com que, lendo os autos, que sãotextos dramáticos escritos para serem encenados, os alunos percebam o alcanceartístico da produção literária”, explica o Prof. Dayvyd.

A dedicação dos alunos ficou evidente no resultado final. Asapresentações, que ocorreram durante este mês, demonstraram o capricho e a atençãoa todos os detalhes, desde os diálogos decorados e representados com legítimaspersonificações das personagens ao cuidado com o figurino, a cenografia edemais elementos das peças teatrais. “A avaliação dos trabalhos foi a melhorpossível. Todos os grupos atenderam aos requisitos dados em sala de aula e fizeramgrandes apresentações com montagens muito bem elaboradas”, comenta DayvydLavaniery.

Clique aqui e confira fotos das apresentações.