Servidoras participam de capacitação em Brasília

Treinamento visou à implantação e gestão do programa Mulheres Mil

Publicada em 21/09/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Apsicóloga Bianca Tavares Rangel e a pedagoga Rita de Cássia Rocha, servidorasdo Campus Santa Cruz, participaram entre os dias 12 e 16 de setembro dotreinamento dos coordenadores do programa Mulheres Mil, realizado em Brasília.

Juntamentecom as unidades de Apodi e Currais Novos, Santa Cruz foi um dos 100 campiselecionados entre osinstitutos federais de todo o Brasil pelo Ministério da Educação - MEC, através dechamada pública, parainstalação de novos núcleos do Programa Mulheres Mil.

Acapacitação dos coordenadores, realizada no Campus Taguatinga do IF Brasília,consistiu basicamente em repassar informações para implantação e gestão doprojeto. Cada campi receberá recursos da ordem de R$ 100 mil que serãoinvestidos na estrutura dos cursos oferecidos com a implantação dos respectivosnúcleos.

OMulheres Mil surgiu em 2007 através de parceria da Secretaria de EducaçãoProfissional e Tecnológica – Setec com instituições de ensino canadenses.Inicialmente, com projetos-piloto em 13 institutos federais das regiões Norte eNordeste. Com o resultado da chamada pública o programa começa de fato a serexpandido para todo o Brasil.

“Será umgrande desafio implantar um projeto desta relevância em nossa região”, destacaBianca Rangel. De acordo a psicóloga, a primeira etapa a ser desenvolvida nospróximos meses é a identificação das 100 mulheres que integrarão o primeirogrupo do Mulheres Mil em Santa Cruz. “Visitaremos comunidades, assentamentos eoutros locais nos municípios da região a fim de detectar mulheres de baixarenda que necessitem de formação educacional e qualificação para auxiliar narenda familiar”, afirma Bianca.

Os cursosserão criados a partir das necessidades apontadas no levantamento socioeconômicodas alunas. “Além de fomentar o progresso da escolaridade, temos que oferecer aqualificação que esteja adequada à realidade dessas mulheres e que realmentecontribua para a inserção delas no mercado de trabalho”, ressalta Rita deCássia.

O projeto tem duração de um ano, compossibilidade de renovação, e será acompanhado por uma equipe multidisciplinarque englobará professores e técnicos administrativos do IFRN Santa Cruz.