Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NAPNE

Semana Azul do Campus Santa Cruz

NAPNE e alunos do projeto de Extensão em Libras realizam semana de atividades em alusão ao dia nacional dos Surdos

Publicada em 04/10/2016 Atualizada há 12 meses

No período de 26 a 30 de setembro, o NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRN Santa Cruz, juntamente com os alunos do projeto de Extensão “Capacitação Básica em LIBRAS”, deram uma importante contribuição para a comunidade surda da cidade com a realização da Semana Azul do Campus Santa Cruz.

 

As atividades iniciaram-se no dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, com o ensino de xadrez para surdos, promovido pelo Professor Thales Augusto Ramos auxiliado por alguns alunos. Participaram desse momento surdos das cidades de Acari, Lagoa Nova, Currais Novos e Santa Cruz.

Em seguida Surdos e ouvintes se reuniram para a 1ª passeata azul na Cidade de Santa Cruz, a passeata saiu do IFRN com destino à Prefeitura da cidade, onde ficaram parados por cerca de 20 minutos, com cartazes e faixas que pediam para que as autoridades da Cidade despertassem para a inclusão dos surdos e, principalmente, solicitando interpretes de Libras e escolas bilíngues. A passeata terminou com um show da banda Xodó e Baião, projeto de extensão do Campus

, com todas as músicas interpretadas em LIBRAS.

 

Já na terça (27) e quarta-feira (28), a Caravana de Libras visitou 12 escolas da Região do Trairi, todas com alunos surdos em sala de aula. A caravana levou para alunos e professores uma oficina de Libras dinâmica, proporcionando a interação de todos em sala de aula. Ao final os professores receberam material didático ilustrado em Libras para, minimamente, ajudar na comunicação entre aluno e professor.

Para essa tarefa, o NAPNE contou com o apoio e participação efetiva de alguns egressos da 1ª Capacitação Básica em Libras, hoje, todos voluntários do Núcleo.

Quinta-feira (29), foi o dia do Cine Azul, recebemos alunos das escolas da zona rural, as crianças além de aprenderam que tem amiguinhos que falam com as mãos e escutam com os olhos, conheceram o Campus

Santa Cruz, e assistiram sessão de Cinema com filmes infantis de inclusão social. Os professores e mães de alunos surdos que participaram do Cine Azul receberam material para auxiliar na alfabetização bilíngue.

Encerrando a programação, foi realizado uma roda de conversa com o tema, Inclusão: “Depende do seu olhar”. Foi uma roda de conversas bem diferente do comum, nela os participantes conseguiram "assistir" com os ouvidos, e assim, despertar para detalhes antes sem importância, perceberam que incluir não é ter pena, e sim, olhar para o “ser” independente da sua deficiência, pois a pior deficiência é não se colocar no lugar do outro.

Uma das pessoas que participou da roda de conversa disse a seguinte frase: " A deficiência não mede a capacidade emocional ou intelectual de alguém, mas os nossos "olhos" medem sim "

A Coordenação do NAPNE Campus Santa Cruz agradece a participação efetiva da servidora e membro do NAPNE Márcia Maria Guilgerme, também vocalista da banda Xodó e Baião participação e dos alunos que auxiliaram no ensino de Xadrez para Surdos, Levy Gabriel e Rafael Guedes  dos cursos técnicos integrados e de Nícolas Kelp aluno do curso superior em Matemática.

 A Coordenadora do NAPNE/SC agradece ainda aos alunos egressos do curso de extensão " Capacitação básica em Libras" de 2015 e voluntários do NAPNEJaqueline Ferreira de Castro, graduanda do curso de Pedagogia, Janeide Rogério Martins,  pedagoga e especialista em Educação Infantil e Anos iniciais, Maria Jarlene Anselmo  Graduada em Letras Português e Inglês e especialista em didática e ensino, José Eriberto Viana De Oliveira, Licenciando em Física, Milton Nunes de Oliveira Júnior, graduado em Letras - Português e Literaturas e a Augusto Cezar Cavalcanti Souza, formando em Psicologia, e a todos os alunos do projeto de Extensão "Capacitação Básica em LIBRAS".


Clique AQUI e confira os melhores momentos

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas