Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIREÇÃO~GERAL

Samira Delgado é nomeada Diretora-Geral Pro Tempore do Campus Santa Cruz

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 1 ano

A Diretora-Geral do Campus Santa Cruz do IFRN desde 2016, Samira Fernandes Delgado, foi reconduzida ao cargo de Pro tempore nesta quinta-feira (23), através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Mesmo tendo sido eleita com 96,25% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, Samira Delgado foi nomeada para um mandato temporário, denominado Pro Tempore. "Apesar do momento inesperado que vivemos no IFRN, em que o resultado das eleições não foram plenamente respeitados, assumo mais um mandato para gestão do Campus Santa Cruz reafirmando o compromisso de continuar buscando avanços ainda mais significativos para nosso Campus, que vem se destacando na cidade, na região e no estado. Vamos seguir trabalhando pelo IFRN, na certeza de que a vontade da comunidade acadêmica será respeitada e garantindo que tenhamos uma instituição transparente e democrática. ", declarou Samira Fernandes Delgado.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Professora Samira Fernandes Delgado para Diretora-Geral do Campus Santa Cruz.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse.

Sobre Samira Fernandes Delgado

Mestra em Educação pela UFRN, instituição pela qual tem também o título de Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Samira Fernandes Delgado é graduada em Educação Artística com Habilitação em Música pela UFMT. É servidora do IFRN desde a inauguração do Campus Santa Cruz, em 2009, quando assumiu o concurso para docente de Arte-Música. Desde o início das atividades do Campus contribuiu com a gestão democrática da instituição, primeiramente à frente da Coordenação de Comunicação Social e Eventos, depois assumindo a Coordenação de Extensão, a Diretoria Acadêmica e nos últimos quatro anos a Direção-Geral do Campus, cargo para o qual foi reconduzida nas últimas eleições.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas