Energia do Sertão

Projeto "Energia do Sertão" foi um dos destaques na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN 2015 )

O projeto também foi um dos destaques do RN TV desta quarta-feira (04)

Publicada em 05/11/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Projeto Energia do Sertão

O trabalho intitulado Energia do Sertão – Microgeração de Energia em casas da zona rural nordestina, foi selecionado como finalista na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN 2015).  O evento  acontece em Natal/RN entre os dias 03 a  06 de Novembro.

Sob a orientação dos professores João Teixeira e Salomão Sávio do Campus Santa Cruz, os  alunos Alex Bruno, Mohammed Matheus e Lucas Andrye foram destaque na primeira edição do RN TV   da intertv Cabugi, filial da rede Globo, nesta  quarta-feira (04).

O projeto “Energia do Sertão” consiste na construção de um sistema de micro geração de energia fotovoltaico e eólico para levar energia elétrica a residências da Região Agreste e Sertão do Nordeste brasileiro que não são atendidas pela rede concessionária de energia elétrica, e residências de famílias de baixa renda que têm dificuldade em pagar a conta de energia elétrica. Sabe-se também que as regiões Agreste e Sertão do Nordeste brasileiro predispõem de fontes de energia limpa e abundantes como as energias solar e eólica. Dessa forma, o projeto visa a utilização das fontes de energia solar e eólica para produzir energia elétrica, em princípio para um sistema de iluminação básica.

A mostra MOCITECZN é um evento de estímulo ao jovem cientista realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal-Zona Norte. Neste evento desenvolve-se ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Meio Ambiente e Gestão Ambiental. A MOCITECZN é um dos eventos que compõe a Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN Campus Natal-Zona Norte 2015.

Assista a reportagem completa AQUI