Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COVID-19

Projeto de extensão produz máscaras para doação às instituições de saúde durante a pandemia

70 máscaras já foram entregues aos profissionais de saúde, produzidas no Campus Santa Cruz.

Publicada em 16/04/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No dia 25 de março, o Campus Santa Cruz, por iniciativa do servidor Edson Pereira, iniciou a produção de máscaras Face Shields com o objetivo de doar para as instituições de saúde do município e assim poderem proteger melhor seus profissionais de saúde do vírus da COVID-19, tendo em vista a escassez de EPI’s no mercado e sua urgente necessidade.

As máscaras Face Shields é um anteparo de acrílico que protege o profissional de ser atingido por gotículas de salivas e secreções provenientes de escarros ou espirros direcionados ao rosto, olhos e boca. Serve como complemento e não substitui a máscara comum utilizada nos hospitais. É uma proteção a mais em tempos de pandemia da COVID-19.

A ação e seus frutos

O projeto foi agregando mais servidores e os pedidos tem crescido cada vez mais. Até esta data já foram doadas 70 Face Shields. Dentre as doações estão o Hospital Regional Aluizio Bezerra, Hospital Maternidade Ana Bezerra, ambos de Santa Cruz; Hospital Maternidade Januário Cicco, de Natal e a Unidade Mista de Saúde Geracinda Maria de Oliveira do município de São Bento.

Com o crescimento da demanda e pouco material, a solução emergencial foi criar uma campanha para arrecadar fundos entre os servidores para compra dos insumos necessários à produção.

Projeto de Extensão

A equipe de voluntários formalizou a ação, transformando-a em um projeto de extensão, com o objetivo de pleitear recursos junto ao MEC para a aquisição de duas novas impressoras 3D e insumos para a fabricação de mais máscaras para atender os trabalhadores de hospitais e unidades básicas de saúde, dando prioridade ao sistema público de saúde na região do Trairi.

A equipe do projeto FACE SHIELDS é formada apenas por servidores, de maneira voluntária, e que alternam na produção sem que haja contato direto entre os mesmos, mantendo o distanciamento e as medidas de prevenção recomendados pela OMS durante a pandemia.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas