Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAPACITAÇÃO

Professores do Campus Santa Cruz participam de Jornadas Pedagógicas em redes municipais de ensino

Ações de capacitação são desenvolvidas na Região do Trairi

Publicada em 11/02/2021 Atualizada há 1 ano

O IFRN Campus Santa Cruz auxilia professores das redes municipais da região do Trairi, através da apresentação de ferramentas que contribuem para melhoria do ensino remoto, uma modalidade fundamental na manutenção da segurança de todos envolvidos no processo educativo durante a pandemia provocada pelo  vírus da COVID-19. 

Com o surgimento da pandemia e a necessidade de realizar aulas de forma remota, surgiu a demanda por habilidades em novas ferramentas digitais, e o IFRN reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação onde ele se faz presente. Professores do Campus realizarão oficinas de como gravar vídeo aulas e de introdução ao Google Sala de Aula, ferramentas também utilizadas pela instituição para a realização de suas atividades educacionais e que têm se comprovado eficazes durante esse momento de distanciamento social.

Na última sexta-feira (05/02), professores do Campus Santa Cruz, Leonardo Duarte, Marcelo Nobre, Marcelo Júnior e Giuliano Pereira, participaram de uma formação para professores na cidade de Campo Redondo, e nos dias 23 e 24 de fevereiro será a vez de JAPI-RN, onde irão participar da Jornada Pedagógica com os professores da rede municipal daquele município. 

O professor Marcelo Nobre destaca que "É uma satisfação poder dividir um pouco do que desenvolvemos durante esse período de aulas remotas. Faz com que, ao ajudar nossos colegas de profissão, combatamos os efeitos negativos da pandemia a nossa maneira e possibilidade."

"A formação trouxe a oportunidade para nós professores do IFRN - Campus Santa Cruz, compartilharmos com os colegas da rede municipal de ensino, saberes que podem contribuir e auxiliar na preparação e no desenvolvimento das atividades escolares", disse o professor Giuliano.

Segundo a Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Japi/RN, Rita Medeiros "O distanciamento social,  imposto pelo novo corona vírus, tem deixado lacunas importantes na aprendizagem dos estudantes. Pensando em diminuir esses impactos, o município de Japi-RN, através da Prefeitura Municipal e  da Secretaria Municipal de Educação, buscou  junto ao IFRN - Campus Santa Cruz, à  construção de uma parceria que possibilite à educação pública no município,  diminuir o máximo da desigualdade ao acesso e conhecimento das plataformas digitais, ampliando assim a qualidade na promoção das aulas remotas na rede municipal de ensino. Essa parceria, não teria sido possível,  se o Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do RN - Campus Santa Cruz não tivesse atendido de pronto nossa solicitação."

Samira Delgado, Diretora-Geral do Campus Santa Cruz, destaca a importância de parcerias como essa: “Colaborar com a formação continuada dos professores da educação básica faz parte da missão do IFRN. Neste momento em que todos estamos enfrentando os desafios do ensino remoto, essas parcerias se tornam ainda mais importantes. Com ações como essa, esperamos estreitar cada vez mais os laços com as redes municipais e estadual da região”.

A formação consiste de dois momentos:

> Oficina: Gravação de videoaulas

Dia: 23/02 (terça-feira)

Prof. Leonardo Duarte (Engenheiro Eletricista)

 

> Uma introdução ao Google Sala de Aula

Dia: 24/02 (quarta-feira)

Prof. Giulliano José Segundo Alves Pereira (Licenciatura em Física)

Prof. Marcelo Figueiredo Barbosa Junior (Especialista em Arquitetura de Nuvem)

Prof. Marcelo Henrique Ramalho Nobre (Engenheiro da Computação)

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas