SEMADEC movimenta IFRN-SC

Programação foi desenvolvida nos dias 17 e 18

Publicada em 18/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Passava pouco mais das 7h damanhã da quinta-feira (17) e a praça Coronel Ezequiel , no centro de SantaCruz, já estava com boa quantidade de alunos e servidores do IFRN-SC parainício do “IFRN Movimenta” - primeira atividade da III Semana de Meio Ambiente,Arte, Desporto e Cultura (SEMADEC). Conduzidos pelos educadores físicos doCampus, o público presente, também constituído por moradores locais, realizouexercícios de alongamento e aquecimento para o início da caminhada, que cruzouas ruas do centro da cidade rumo ao Campus Santa Cruz e assim deu início à programaçãoda III SEMADEC.

Clique aqui e veja as fotos do evento.

O primeiro dia de evento prosseguiucom a exposição de trabalhos dos estudantes e realização de atividadesesportivas, como tênis de mesa, futsal, natação, hidroginástica e xadrez,envolvendo servidores e alunos. À tarde, a abertura oficial teve a participaçãoespecial do Grupo Parafolclórico Boi de Reis Sete Estrelas, do município de SãoJosé do Campestre. Com uma apresentação vibrante, repleta de cores e danças, ogrupo encenou o Auto do Boi Cantado para uma plateia que vibrou com todas ascoreografias executadas pelos integrantes do Boi Sete Estrelas.

Ainda pela tarde, foi realizadaas mostras de filmes baseados na temática "cidadania" e de vídeos produzidos por alunos. Em paralelo, foidesenvolvida a II Gincana Ambiental com a participação de 14 equipes constituídaspor alunos de todos os cursos. Os grupos passaram por diversas provas queenvolveram desde o raciocínio lógico a habilidades esportivas, passando pordesafios relacionados à consciência ambiental e disciplinas variadas. No final,a equipe JND1, composta por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, ficoucom o primeiro lugar (41,04 pontos), seguidos de Cranions (37,32) e Poker Face(35,48), na segunda e terceira posições, respectivamente.

Fechando a programação daquinta-feira, o Grupo de Teatro do IFRN Santa Cruz fez uma apresentação marcadapela atitude e que empolgou o público presente. Intitulado “Haloucurah”, o espetáculoaborda a relação entre o ser normal e o ser louco. “É uma grande colcha deretalhos que vai desde as vertigens até o prazer total que a loucura traz”,comenta o Prof. de Português Dayvyd Lavniere, diretor cênico do grupo.

O segundo dia deatividades da III SEMADEC teve início às 8h com as orientações de saúde atravésda aferição de pressão arterial e medição da taxa de glicemia - açõescoordenadas pelo Setor de Saúde do Campus Santa Cruz em parceria com aFaculdade de Ciências da Saúde do Trairi – FACISA, da UFRN.

A programaçãoprosseguiu com as atividades esportivas, exposições e mostras de filmes e devídeos produzidos por alunos. À tarde o IFRN-SC recebeu uma visita especial.Crianças da comunidade Cega Matilde, localizada no bairro Paraíso, em SantaCruz, estiveram no Instituto conduzidas por representantes da Pastoral daCriança. Os pequenos assistiram a uma palestra educativa sobre higiene bucalministrada pela odontóloga do Campus, Sandra Medeiros, e participaram de atividadeslúdicas conduzidas por professores e alunos do IFRN.

A tarde também foi decultura com a apresentação de teatro dos alunos, que, sob a direção da Profa.Martha Gurgel, executaram através da dança a performance “Ilusões”. Em seguida,encenaram a peça “Mundo Moderno”, baseada em monólogo homônimo do humoristaChico Anysio.

Para encerrar os doisdias de atividade, a III SEMADEC abriu o palco para os talentos de casa. Alunose servidores apresentaram músicas, declamaram poemas e apreciaram o show doProjeto Sanfona Itinerante – PSI, composto por professores do IFRN-SC, quefechou a noite e o evento em grande estilo.