PESQUISA

Pesquisa: Estudantes do IFRN Santa Cruz participam de Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação

O congresso aconteceu em setembro no Rio Grande do Sul

Publicada em 27/10/2022 Atualizada há 1 ano

“Mais que a participação em um congresso, foi uma experiência de vida para eles e elas”. Assim foi a definição do professor de Segurança do Trabalho e Mecânica, Thiago André sobre a participação de cinco estudantes do Campus Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no 13º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação – MERCOFRIO 2022, realizado de 13 a 15 de setembro no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS.

O congresso foi promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV). O tema central do Mercofrio 2022 foi Mudanças Climáticas e Saúde: Uma nova ordem está no ar.

Participaram do evento, os estudantes do curso técnico integrado em Mecânica, Deborah Karoline Santos, Heitor Ribeiro, Maria Vitória de Oliveira, Vinícius Mendes e Izabele Kauane Gonçalves, de Refrigeração e Climatização. A participação dos estudantes se deu através de um projeto de pesquisa que ganhou o edital de fomento 08/2022 PROPI, que tinha como um dos requisitos a participação de mulheres bolsistas. Débora Karoline é da cidade de Lajes Pintadas, Vinícius Mendes de Sítio Novo e os demais são de Santa Cruz.

O grupo, sob a orientação do professor Thiago André, estuda a qualidade do ar interior, na busca de uma alternativa científica para o uso de condicionadores de ar. Durante o Mercofrio foi apresentado o artigo científico “Orientações quanto ao uso dos condicionadores de ar e ventiladores em ambientes escolares de modo a minimizar os riscos de contaminação pelo SARS-CoV-2”

A viagem dos estudantes só foi possível graças à ajuda institucional do Campus do IFRN Santa Cruz. Além do conhecimento científico, do contato com diversos profissionais da área, a participação no congresso proporcionou outras experiências pessoais para os estudantes, que tiveram a oportunidade de voar de avião pela primeira vez, por exemplo. Também foi o primeiro contato com outra região do Brasil, com uma cultura diferente.

“Foi uma experiência única para os estudantes. Além do aprendizado, foi muito válida toda a vivência proporcionada pela participação no Mercofrio 2022 no Rio Grande do Sul”, concluiu o professor Thiago André.

O projeto de pesquisa tem duração de um ano e deve se estender até abril de 2023.

Mesmo passadas algumas semanas da participação no congresso, a empolgação dos estudantes é a mesma, apesar das dificuldades enfrentadas até chegar lá.

“A experiência no geral foi incrível e tenho certeza de que se não fosse graças ao professor Thiago, talvez nenhum de nós pudéssemos ir ou talvez essa oportunidade chegasse um pouco mais tarde, somente quando já estivéssemos formados”, destacou Izabele Kauane Gonçalves, estudante de Refrigeração e Climatização.

Os estudantes encontraram apoio total do IFRN Santa Cruz, através do professor Thiago André, que apostou no projeto e submeteu para participação do Mercofrio.

“Para mim também foi uma realização, porque tinha o sonho de conhecer outros estados e estive do outro lado do país. Além disso foi muito importante a participação no congresso, porque vai agregar bastante a nossa formação”, comemorou Vinícius Mendes.

No Mercofrio os estudantes tiveram contato com diversos profissionais renomados do mercado de refrigeração, conseguiram ter acesso ao criador do congresso e a representantes de empresas pesquisadas durante a elaboração do projeto e até a marcas referenciadas no artigo apresentado.

“Foi uma oportunidade única nas nossas vidas. Particularmente nunca tinha imaginado que realizaria tantos sonhos. No congresso assistimos a muitas palestras que vão servir futuramente para a continuação do nosso projeto e foi muito gratificante ver que muita gente parou para assistir a nossa palestra, se interessou pelo projeto”, relatou Maria Vitória, que foi a responsável pela apresentação do artigo no Mercofrio.

Os cinco estudantes participaram de todas as etapas do projeto até agora. A próxima fase será a medição, a partir de uma equação desenvolvida, para saber quanto tempo leva para acontecer a renovação do ar nos ambientes das salas de aula.

A participação no projeto fez com que os estudantes percebessem o quanto a refrigeração é abrangente e o congresso fez ampliar ainda mais o olhar sobre a área. Inclusive para a consciência de que é possível salvar vidas, pois um ar sem renovação pode provocar a disseminação de diversas doenças, especialmente as respiratórias.

Com a retomada das atividades presenciais, após o início da pandemia da Covid-19, os demais campi do estado voltaram a atenção para o projeto desenvolvido pelo IFRN Santa Cruz para saber sobre como utilizar o ar condicionado de maneira mais segura para evitar a proliferação dos vírus.

“Sendo do curso de mecânica me encantei com a refrigeração desde o primeiro dia que comecei a pesquisar. A passagem pelo IFRN é muito rápida e a gente tem que aproveitar todas as oportunidades, não ter medo de enfrentar os desafios”, explicou Débora Karoline.

Para Heitor Ribeiro, estudar é o caminho para participar de outros projetos desenvolvidos pelo IFRN Santa Cruz.

Agora, os pesquisadores irão focar na apresentação do projeto durante a 11ª EXPOTEC que acontecerá de 06 a 08 de dezembro de 2022.