GO ZIKA GO

Parceria entre IFRN e FACISA realiza Workshop do projeto GO ZIKA GO

Publicada em 19/08/2021 Atualizada há 12 meses

Projeto de mobilidade infantil desenvolvido pela UFRN/FACISA em parceria com o IFRN/SC. A UFRN/FACISA,  em parceria com o IFRN Campus Santa Cruz, realizou, de 11 a 13 de agosto, o Workshop Go ZIKA Go, de forma presencial e transmitido pelas redes sociais. O evento contou com a participação de alunos, professores, pesquisadores, pais e comunidades em geral, que puderam acompanhar através dos canais digitais.

O Go ZIKA Go é um projeto de pesquisa e extensão da UFRN/FACISA em parceria com o IFRN, e tem como objetivo implementar uma intervenção de reabilitação, através da mobilidade motorizada para crianças com a Síndrome Congênita do Zika (ACZ), inspirado no projeto Go Baby Go, desenvolvido pela Universidade de Delaware para crianças com deficiência.

O projeto utiliza carros de brinquedo motorizados para melhorar os níveis de atividade e participação de crianças com SCZ, os brinquedos são modificados para atender às necessidades de cada criança, e poderem beneficiar aquelas com maiores dificuldades motoras.

Segundo a professora Egmar Longo Hull: "O projeto Go Zika Go surgiu para proporcionar mobilidade motorizada para crianças com Zika, através de carrinhos de brinquedo motorizados, como uma estratégia de melhorar a participação dessas crianças em atividades de socialização e lazer. A parceria com o IFRN Campus Santa Cruz foi fundamental, pois as modificações nas partes elétrica e mecânica dos carrinhos, necessárias segundo o quadro motor e cognitivo de cada criança com Zika, realizada pelos professores Vinicius Pinto, Rodolfo Assunção, Leonardo Duarte e Rodrigo Barreto, que utilizaram os seus conhecimentos em prol da reabilitação."

O professor Vinicius Pinto, diretor acadêmico e professor do IFRN Campus Santa Cruz, parceiro do projeto destaca: "foram momentos de muito trabalho e muita emoção e satisfação ao mesmo tempo. As soluções para as adaptações necessárias foram discutidas em parceria com a equipe da UFRN/FACISA e implementadas com uma equipe do IFRN campus Santa Cruz, que contou com profissionais da Mecânica e Eletro-eletrônica, possibilitando as condições necessários para a autonomia dessas crianças. Poder ver a alegria das crianças atendidas pelo projeto Go-Zika-Go ao usar os carrinhos foi fantástico."

O relato do professor do IFRN Campus Santa Cruz, Rodolfo Albuquerque, nos apresenta a importância e o aprendizado de participar desse projeto: "Foi enriquecedor poder realizar as modificações nos carrinhos com o aval de uma equipe de profissionais gabaritados na área da saúde e ver o resultado. As crianças estavam ansiosas para subir nos carros e dar um passeio. Estavam sendo estimuladas a agir e provocar uma reação. Além da gratidão em ver aqueles sorrisos nos rostos das crianças, houve grande aprendizado pessoal para mim ao trabalhar com colegas da área: professores Vinícius Pinto, Leonardo Duarte e Rodrigo Barreto. Minha conclusão com essa experiência, portanto, é que a contribuição veio do projeto para mim e não o contrário, já que as atividades desenvolvidas me trouxeram crescimento intelectual e emocional."

Inicialmente, o projeto atenderá crianças residentes na microrregião de saúde do município de Santa Cruz - RN, e seus respectivos pais e/ou cuidadores. Espera-se que o projeto sensibilize pessoas que desejem financiá-lo para que possa ser ampliado para outras regiões do pais.

extensao
servidores