Pais se reúnem para acompanhar antigo Procefet

Este é o segundo encontro promovido no campus

Publicada em 08/07/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Amanhã (9), às 18h, os pais dos alunos inscritos no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (antigo PROCEFET) estarão reunidos com a assistente social Rosemery Medeiros, no campus Santa Cruz do IFRN. A reunião ocorrerá na sala de audio-visual do próprio campus.

O objetivo, segundo Rosemery, “é prosseguir um trabalho social com as famílias dos alunos inscritos no Programa, formando um espaço participativo de discussão sobre a educação dos jovens e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários”. É um segundo encontro com os pais, segundo Rosemery. “No primeiro encontro eles foram consultados sobre se havia ou não interesse em formarmos um grupo de pais da comunidade escolar. Como a resposta foi positiva, resolvemos agendar este segundo encontro”, disse.

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania visa garantir um espaço privilegiado de ingresso no Instituto Federal para os alunos oriundos de escolas públicas, tendo em vista que o IFRN lhes garante 50% de suas vagas para os cursos técnicos selecionados através deste programa.

De forma a melhor alicerçar os jovens que estudam em escolas públicas municipais e estaduais, nos municípios do Trairi e do Potengi, está sendo feito um trabalho de acompanhamento dos inscritos no antigo PROCEFET. O trabalho consiste em aulas presenciais de Língua Portuguesa e Matemática, exibição das teleaulas, baterias de exercícios e simulados.

Os exercícios e os simulados corrigidos pelos professores garantem uma melhor atuação pedagógica, pois identificam as lacunas na formação acadêmica dos jovens. Já as reuniões com os pais também são balizadoras da filosofia do processo iniciado, visto que a presença e o acompanhamento familiar permitem maior eficácia e melhor rendimento dos jovens na escola. “Não estamos fazendo nada de novo”, diz Sérgio Trindade, Diretor Acadêmico, “o que fazemos está amparado em estudos de educadores que se debruçam sobre a melhor forma de garantir um bom aprendizado para os nossos jovens. A participação é de suma importância para que possamos atingir o melhor objetivo possível”, finaliza.