OMRT

Olimpíada Regional de Matemática da Região do Trairi (OMRT 2022) ocorreu no último dia 08 de novembro

Publicada em 22/11/2022 Atualizada há 1 ano

A Olimpíada Regional de Matemática da Região do Trairi (OMRT) é uma competição regional de matemática direcionada para alunos tanto das Redes Pública Federal (Ensino técnico de nível médio), Estadual e Municipal e Escolas da Rede Privada. A OMRT é um evento organizado pelos professores do IFRN - Campus Santa Cruz e outros colaboradores (FUNCERN, SEEC-7ª DIREC). Este ano a prova ocorreu no dia 08 de novembro e ao todo tivemos 2700 alunos participantes divididos em 3 níveis.

Com a necessidade de estimular uma melhoria do desempenho dos alunos em relação a disciplina de Matemática da região do Trairi, e com o objetivo de divulgar e estimular a participação dos alunos da região  no projeto de extensão “Matemática Olímpica” que ocorre no campus Santa Cruz, foi pensado na Olímpiada como forma de estímulo a gostar de matemática e também para descobrirmos jovens com potencial para serem futuros medalhistas em olimpíadas de Matemática. Além de aproximar alunos e docentes das escolas da região ao IFRN para que a matemática da região seja melhorada, seja através dos alunos que participarão do projeto ou dos docentes que participarão de capacitações oferecidas pelo campus.

Os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em três níveis. Em cada nível, a prova, aplicada na própria escola do aluno inscrito, contem 15 questões subjetivas e 2 questões objetivas. Os três níveis são:

– Nível I – Ensino Fundamental – 6º, 7º anos

– Nível II – Ensino Fundamental – 8º e 9º anos

– Nível III – Ensino Médio

Poderam participar da OMRT:

·         Alunos da escola da Rede Pública Federal (Ensino técnico de nível médio)

·         Alunos de escolas da Rede Estadual e Municipal

·         Alunos de escolas da Rede Privada.

Segue abaixo as provas que foram aplicadas e seus respectivos gabaritos. Os recursos deverão ser enviados para o email omrt@ifrn.edu.br até o dia 23/11/22. O gabarito definitivo caso necessário será divulgado no dia 28/11/22:

Prova Nível 1

Prova Nível 2