DIA DO ESTUDANTE

O IFRN parabeniza o estudante por seu dia

Publicada em 11/08/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Hoje, 11 de agosto, comemoramos o dia do estudante. Um bom momento para pensarmos sobre o que caracteriza esse ser. O que é ser estudante? Talvez quiséssemos defini-lo como definiu Pitágoras ao ser interpelado pelo Rei Creonte: “Ouvi dizer que andas por aí como que a filosofar? E respondeu Pitágoras: Sim, mas eu não sou o Sófos (sábio); sou apenas um Filo Sófos (amante do saber)”. Essa seria uma definição ideal, a de que o estudante não é um sábio, mas um ser que ama o saber e por isso o busca.

Para tempos modernos, temos que perceber que outras características se aplicam ao ser estudante e, dentre elas, a de ser um agente ativo que pode construir um mundo melhor do que atualmente vislumbramos. Um ser inconformado que está em constante busca pela novidade e atualizado com seu tempo e com o mundo. Um leitor de livros e do mundo. Um ser formado no espaço da racionalidade, mas que sabe da importância de se construir emocionalmente forte e que aprende, na solidariedade, a importância da amizade. Persistência e perseverança é seu combustível para superar as dificuldades e alcançar suas metas e objetivos, construindo condições necessárias e abraçando as oportunidades. Muitas mais poderíamos elencar, mas hoje é dia de dizermos: parabéns para você, caro estudante!

extensao
pesquisa