Você está aqui: Página Inicial / Campi / Santa Cruz / Notícias / NEABI realiza o 1º Novembro Negro de maneira virtual
NEABI

NEABI realiza o 1º Novembro Negro de maneira virtual

16/11/2020 - Evento ocorre de 18 a 20 de novembro em parceria com os Campi de Parelhas, Currais Novos e Canguaretama.

NEABI  realiza o 1º Novembro Negro de maneira virtual

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)¹ do Campus Santa Cruz, em parceria com os campi Parelhas, Currais Novos e Canguaretama, promoverá de 18 a 20 de novembro de 2020, de forma virtual, a 1ª edição do Novembro Negro, evento alusivo à Semana da Consciência Negra.

Com o tema Visibilidades Negras: Vozes e Representatividade, o evento visa promover discussões a respeito da existência e resistência dos povos afro-brasileiros e sobre as estratégias para combater e superar o racismo na sociedade brasileira, além de incentivar a valorização da produção negra ligada ao cinema e à literatura.

A programação contará com mesa redonda, sarau e rodas de conversa a partir de filmes e obras literárias ligadas as visibilidades negras. Na abertura do evento acontecerá a roda de conversa “Consciência negra? Por que? Pra quê? Diálogos sobre o racismo”, com a participação da cantora Khristal e do professor de História Jefferson Cavalcanti, mediada pelo servidor Théo Alves.

No segundo dia, a roda de conversa “Fabião das Queimadas e a representatividade do negro no cinema brasileiro, contará  com a presença do cineasta potiguar Buca Dantas e mediação do servidor Alessandro Nóbrega, que discutirão a obra Fabião das Queimadas, filme que conta a história de um escravo que viveu na região de Santa Cruz  e que comprou sua alforria através da arte.

Trilhando os caminhos da literatura acontecerá, também no segundo dia, o sarau “Carolina de Jesus no Quarto de despejo”, atividade mediado pelo Campus Currais Novos. E por fim, encerrando a programação, mediada pelos campi Canguaretama e Currais Novos, ocorrerá a mesa redonda “Diálogos com comunidades: experiências quilombolas no sertão e litoral do RN”, com participação de representantes de comunidades quilombolas: - Sérgio Marques Caetano - Sibaúma (Tibau do Sul); - Sebastião Genicarlos dos Santos - Boa Vista dos Negros (Parelhas); - José da Silva Oliveira - Negros do Riacho (Currais Novos);-  Vilmário - Macambira (Lagoa Nova).

Para se inscrever nas atividades basta acessar os seguintes links:

 

1-      Roda de conversa: “Consciência negra? Por que? Pra quê? Diálogos sobre o racismo” - Campus Santa Cruz;

            INSCRIÇÃO

 

 

2-      Roda de conversa “Fabião das Queimadas e a representatividade do negro no cinema brasileiro Campus Santa Cruz;

               INSCRIÇÃO

 

 

3-      Sarau “Carolina de Jesus no Quarto de despejo”, Campus Currais Novos:

INSCRIÇÃO

 

4-      Mesa redonda “Diálogos com comunidades: experiências quilombolas no sertão e litoral do RN”, Campus Canguaretama e Currais Novos

          INSCRIÇÃO

Ações do documento

Página em carregamento