CURSO FIC

Inscrições abertas - Curso FIC: Estratégias de Leitura e Inglês para ENEM

O curso é direcionado para o público interno e externo, com duração de 30h. Inscrições até 11 de outubro.

Publicada em 07/10/2021 Atualizada há 1 ano

O curso visa preparar estudantes para que saibam o que está acontecendo nos principais meios de comunicação com relação às atualidades que podem ser cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse sentido, o curso visa apresentar materiais de leitura autênticos no idioma-alvo que estejam relacionados aos acontecimentos de âmbito mundial e nos países que têm o inglês como língua oficial. Além disso, o curso visa fazer com que os estudantes se apropriem das habilidades para a área 2 da Matriz de Competências e Habilidades do ENEM, as quais dizem respeito à Língua Estrangeira Moderna (LEM), no nosso caso INGLÊS. Com esta propositura, espera-se que os estudantes não somente tenham acesso às atualidades, mas também estejam familiarizados com os diferentes gêneros textuais e os principais assuntos que permeiam o exame nacional. A atividade será desenvolvida pelo professor Thiago dos Santos e as inscrições irão até o dia 11 de outubro.

Horários:
As aulas síncronas ocorrerão nos dias
12, 14, 15, 19, 21, 22, 26, 28 e 29 de outubro - 14h as 17h.

INSCRIÇÃO AQUI

Objetivos:
1. Relacionar textos em LEM aos seus recursos linguísticos, estrutura e conteúdo;
2. Desenvolver habilidades específicas com relação à leitura e interpretação de textos;
3. Utilizar materiais autênticos que possibilitem a apropriação com os principais assuntos de nível internacional;
4. Adquirir as ferramentas que possibilitem realizar inferências, identificação de diferentes gêneros textuais e suas características;
5. Praticar questões no formato do ENEM e também simulados apenas com questões em Língua Inglesa;
6. Ampliar o conhecimento de mundos;
7. Dominar algumas habilidades no que diz respeito à compreensão escrita.

Público-alvo:
Público interno e externo do IFRN que tenha interesse no tema.

Tópicos:
1. Competências e habilidades - A Língua Estrangeira Moderna no ENEM.
2. Domínio Lexical e Estudo dos Falsos cognatos
3. Ampliação do Conhecimento de mundo - A Compreensão Textual como mecanismo de acesso a informações, tecnologias e culturas.
4. Atualidades I
5. Construção do texto - As estruturas linguísticas, a função e o uso social do texto
6. Produtos culturais - A diversidade linguística
7. Produtos culturais - A diversidade linguística através de canções e poemas
8. Atualidades II
9. Produtos culturais - A compreensão de expressões mediante análise do contexto
10. A função do texto e o seu uso social.

Certificado de 30h/a
Receberão certificado os alunos que obtenham o mínimo de 75% de frequência e participação nas aulas.

Plataformas:
Google Meet
Google Classroom

No dia 12/05/2021 os selecionados serão adicionados na turma do Google classroom.

extensao
servidores