INFO DAY

INFO Day 2022 comemora a excelente participação da comunidade estudantil do Campus

Publicada em 31/08/2022 Atualizada há 1 ano

Na última quarta-feira, dia 24/08/2022, foi realizado o INFO Day 2022, evento comemorativo que está na sua segunda edição (A primeira foi realizada em 2019, antes da pandemia do Covid-19), em comemoração ao Dia da Informática (15/08), no IFRN campus Santa Cruz. Sob organização das Coordenações dos cursos Técnicos de Informática e Suporte e Manutenção de Informática, em conjunto com os docentes das áreas técnicas que atuam nos dois cursos, os 277 alunos do curso Técnico Integrado em Informática tiveram um dia de atividades diferenciado. Especificamente, nos turnos da manhã e da tarde, nos laboratórios de Informática, Manutenção, Eletrônica, Redes de Computadores e no Auditório, eles participaram de competições em equipe de jogos digitais (Counter-Strike - CS e League of Legends - LoL), Gincana de Informática, Olimpíada de Programação e Palestras com profissionais das empresas Meta/USA (antigo Facebook) e Microsoft/Canadá.

O evento buscou promover um aumento da identificação dos discentes com a área de Informática, além de oportunizar aos alunos das oito turmas do curso Técnico Integrado em Informática, a possibilidade de se integrarem em equipes (com colegas da mesma turma ou de turmas diferentes), afim de participarem e se divertirem em competições de jogos digitais, bem como colocar em prática os conhecimentos obtidos nas disciplinas técnicas que estudam ao longo dos quatro anos no curso de Informática.

A Gincana de Informática contou com cinco equipes inscritas (20 discentes por equipe, contendo alunos de todos os anos e turnos) que tiveram que testar seus conhecimentos em dez (10) provas nas áreas de Informática, Desenvolvimento de páginas Web, Eletricidade e Eletrônica, Manutenção e Suporte de Computadores e Redes de Computadores. Já as habilidades de resolução de questões usando Programação, foram colocadas em prática na Olimpíada de Programação (04 discentes por equipe), onde as equipes formadas tiveram que resolver quatro problemas no intervalo de duas (02) horas. Neste tipo de competição, vence a equipe que resolver a maior quantidade de problemas no menor intervalo de tempo.

Por sua vez, os campeonatos de Counter-Strike (CS) e League of Legends (LoL) foram disputados por equipes de cinco (05) competidores e foram muito procurados pelos alunos. Especificamente, o CS contou com oito (08) equipes representando cada turma de Informática e foi disputado no sistema de eliminação simples. Já o LoL contou com três equipes, sendo uma das equipes formada por servidores do campus Santa Cruz.

Todas as competições foram muito disputadas e equilibradas e os vencedores foram definidos nas últimas provas ou nos detalhes finais. A comissão organizadora do evento premiou os três primeiros lugares de cada competição com medalhas de ouro, prata ou bronze.

Durante o período da manhã e da tarde, os alunos também tiveram a oportunidade de participarem de palestras com dois profissionais brasileiros, nascidos no estado do Rio Grande do Norte, que traçaram trajetórias de sucesso em suas carreiras internacionais na área de Informática. Os profissionais, Fábio Miranda (empresa Meta/USA) e Dant (Microsoft/Canadá), conversaram durante cerca de duas horas com os alunos, que estavam no Auditório do campus Santa Cruz/RN, via vídeo chamada e contaram um pouco sobre suas trajetórias profissionais e a perspectiva da área de Informática nas palestras no turno da manhã e da tarde, respectivamente.

Resultados das Competições

Counter-Strike (CS)

1º lugar: Peppa-ping (INFO 4V);

2º lugar: Infodidos (INFO 2M);

3º lugar: Made in Info (INFO 3M).

League of Legends (LoL)

1º lugar: Death Lotus;