Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

IFRN-SC realiza reunião com prefeituras da região

Representantes de 11 municípios estiveram presentes

Publicada em 21/03/2013 Atualizada há 1 ano

Encontro reforçou a parceria do IFRN com os municípios

Com o objetivo de apresentar programas e atividades desenvolvidos no Câmpus Santa Cruz e estreitar o relacionamento com as cidades do Trairi e entorno, foi realizada na manhã desta quinta-feira (21) um encontro com representantes das administrações municipais da região. A reunião foi conduzida pela coordenadora de Extensão, Profa. Samira Delgado, e contou com explanações do diretor-geral, Prof. Erivan Sales, do diretor acadêmico, Prof. Ségio Trindade, e da pedagoga Rita de Cássia.

Representantes de 11 municípios, entre secretários de educação e de assistência social, coordenadores e servidores, tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente os programas oferecidos pelo IFRN Santa Cruz, como o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa Nacional Mulheres Mil. Também estiveram presentes o prefeito de Tangará, Alcimar Germano, e o vice-prefeito de São José do Campestre, Luciano Xavier.

A reunião foi aberta pelo Prof. Erivan Sales, que saudou os presentes e ressaltou a importância da parceria do IFRN com os representantes municipais. “É importante reforçarmos esta união para que possamos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da região através da educação”, destacou o diretor-geral. Em seguida, a coordenadora do Mulheres Mil, Rita de Cássia, fez um resumo sobre o programa destinado à capacitação de mulheres de baixa renda e que neste ano iniciará a terceira turma no IFRN Santa Cruz.

O Prof. Sérgio Trindade prosseguiu discorrendo sobre o ProITEC, que objetiva a preparação de alunos que cursam o ensino fundamental em escolas públicas para os exames de seleção dos cursos técnicos de nível médio do IFRN. O diretor acadêmico também reforçou a necessidade do compromisso das prefeituras com a garantia de transporte gratuito e diário para locomoção dos alunos de outros municípios às aulas do Câmpus.

Na última parte da reunião, a Profa. Samira Delgado, coordenadora adjunta no Pronatec, falou sobre os cursos do programa que já estão em desenvolvimento no IFRN-SC e as ofertas de vagas que serão oferecidas a partir de abril. Com relação a esta iniciativa, a participação dos representantes municipais é de grande importância, já que cabe às administrações locais a inscrição e seleção de novos alunos.

Ao final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentarem sugestões para o bom andamento da parceria IFRN / Municípios. “Este encontro foi de grande valia para todos nós, pois estamos construindo mais um canal de interação com as prefeituras para fortalecimento das ações do IFRN e, consequentemente, da educação na região”, comentou a Profa. Samira ao término da reunião.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas