Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN celebra 112 anos durante solenidade do Colégio de Dirigentes

Evento contou com a participação de representações institucionais e políticas do estado

Publicada em 21/09/2021 Atualizada há 1 ano

Evento aconteceu no auditório da Reitoria do IFRN. Foto: Elisa Elsie/Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

No dia 23 de setembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) completa 112 anos de existência. Para celebrar, o Colégio de Dirigentes do Instituto (Codir/IFRN) realizou na manhã de hoje (21) um momento de celebração alusivo ao aniversário. Com a participação dos gestores institucionais que compõem o Colegiado e de representações políticas do estado, o evento contou com falas de exaltação ao IFRN e à educação.

Com a presidência compartilhada entre o reitor José Arnóbio e a governadora Fátima Bezerra, estiveram presentes à mesa de honra da cerimônia o presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Institutos e Universidades Federais, deputado estadual Francisco do PT; a representante da Câmara Municipal de Natal e ex-aluna da Instituição, Brisa Bracchi; a deputada federal Natália Bonavides; o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques; a diretora-geral do Campus Santa Cruz, Samira Delgado, representando os diretores-gerais dos campi do Instituto; o superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), Jairo Santos; a coordenadora geral do Sinasefe Natal, Nadja Costa, e a representante dos servidores vinculados a empresas terceirizadas, Raniele Bento.

A deputada federal Natália Bonavides definiu como obrigação a defesa do IFRN e da educação pública, gratuita e de qualidade. "É uma honra fazer parte deste dia, porque o IFRN é transformador", citou. O presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos IFs e UFs, deputado estadual Francisco do PT, destacou que o IFRN é responsável por transformar vidas através do nível de conhecimento que transmite. A coordenadora geral do Sinasefe Natal, Nadja Costa, relembrou todo o processo de defesa pela democracia da Instituição e a importância da atuação coletiva e do Sindicato. O superintendente da Funcern, Jairo Santos, complementou: "nossa missão é dar apoio a esta Instituição histórica e transformadora".

Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra lembrou a sua participação direta na articulação para a implementação do projeto de expansão dos Institutos Federais, principalmente, o IFRN. "Eu não poderia faltar esta solenidade. O IFRN é um dos mais importantes patrimônios do ponto de vista de inclusão social dentro do Rio Grande do Norte. A expansão pelo interior foi o programa mais exitoso e de maior alcance social na educação brasileira", declarou.

A diretora-geral do Campus Santa Cruz, Samira Delgado, exaltou o trabalho realizado por todos os 22 campi da Instituição. "Digo, sem medo de errar, que os parabéns vão para cada estudante, cada servidor, colaborador, gestor em exercício, gestor que nos antecedeu, para cada um da comunidade externa, para cada pessoa que acredita na democracia e na educação como instrumento de liberdade", explicou.

O reitor do IFRN, José Arnóbio, exaltou o papel da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura e parabenizou servidores, comitês, associações, sindicatos, órgãos e instituições relacionados ao trabalho do Instituto. Para finalizar, prestou uma reverência especial aos estudantes: "estamos numa casa de educação e todo o nosso fazer tem de ser em torno dos nossos estudantes. Muita gente pergunta: o que essa casa de educação tem de diferente? O acolhimento, o investimento nas pessoas, o investimento nos nossos alunos. Levar ensino, pesquisa, extensão, esporte. Espero que a gente possa comemorar tudo isso ainda por muitos e muitos anos. Somos sementes e precisamos fazer que essas sementes germinem!", comemorou.

O IFRN iniciou a sua história em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Com a institucionalidade atual desde dezembro de 2008 (Instituto Federal), atende hoje mais de 41 mil estudantes, em 22 campi distribuídos pelo estado e que ofertam ensino, pesquisa e extensão através de 138 cursos

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas