Pesquisa aborda aspectos socioeconômicos de Santa Cruz

Dados foram colhidos por alunos no bairro Paraíso

Publicada em 07/03/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O prédio principal do Campus Santa Cruz está abrigando nestemês a exposição Perfil Demográfico do Entorno do IFRN-SC, frutodo trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos das turmas do 1º Ano do cursotécnico Integrado em Refrigeração e Climatização. A iniciativa envolveu asdisciplinas de Geografia, Informática e Matemática e teve o objetivo decaracterizar aspectossocioeconômicos e culturais da população residente nas ruas próximas ao Campus,no bairro Paraíso.

A pesquisa foibaseada nos dados coletados a partir da aplicação de 40 questionários emresidências situadas nas adjacências do Instituto, levantando aspectos variadosdo público alvo. Através desse trabalho foi possível identificar as principaisnecessidades da comunidade.

Segundo olevantamento, 58% dos entrevistados anseiam por investimentos na área desegurança e 30% reivindicam recursos para a saúde, já que a pesquisa apontouque o principal problema do bairro, para 57% das respostas, é a violência e 97%das famílias fazem uso do serviço público de saúde.

Outros aspectosabordados foram a faixa etária da população, religião, ocupação, dentre outros.“Esse trabalho é importante por possibilitar que os conteúdos desenvolvidos emsala da aula estejam em sintonia com a realidade constatada pelos alunos”,ressalta o professor de Geografia e coordenador da pesquisa, Alberto deAlmeida.

Migração

Outra exposição quetambém está nos corredores do IFRN é a Registro Imagético da Música “A TristePartida”, que utilizou a composição de Patativado Assaré, conhecida na voz de LuísGonzaga, para elaborar ilustrações representando as passagens descritasna canção, com o intuito de propiciar uma releitura de tão famosa obra docancioneiro popular.

Os trabalhos foramdesenvolvidos pelos alunos do 2º Ano docurso Integrado em Refrigeração e Climatização e destacam os fatores naturais esocioeconômicos envolvidos no movimento migratório oriundo do sertão nordestinoem direção ao centro-sul do país.