congresso

Estudantes do IFRN Santa Cruz participam do XII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Jovens pesquisadores apresentam artigo sobre inspeção de segurança em postos de combustíves no XII CONEM.

Publicada por Joao Neto em 02/08/2024 Atualizada há 2 semanas, 3 dias

Os estudantes Carlos Macson, Claudio Gabriel, Livia Cecília, Maria Fernanda e Yasmim Ellem, do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IFRN, Campus Santa Cruz, estão participando do XII CONEM (Congresso Nacional de Engenharia Mecânica), realizado na cidade de Natal/RN, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto.

Participantes do Projeto de Pesquisa Institucional denominado “Inspeção de Segurança em Postos de Serviços na Cidade de Santa Cruz/RN” sob a orientação do Dr. Thiago André, os jovens pesquisadores investigam as condições de manutenibilidade dos equipamentos ecológicos, passados 10 anos da implementação do Selo Verde. Esse selo foi concedido pelo Ministério Público Estadual a postos de combustíveis que atendiam aos requisitos de sustentabilidade socioeconômica.

A pesquisa foi realizada em todos os postos de combustível da cidade de Santa Cruz/RN no primeiro trimestre de 2024. Com um checklist adaptado das normas da ABNT, os estudantes realizaram uma inspeção detalhada nas instalações, com ênfase nos equipamentos eletromecânicos, sistemas de monitoramento eletroeletrônico e extintores de incêndio.

Como resultado da pesquisa, foi produzido o artigo intitulado “Inspeção de Segurança em Postos de Serviços na Cidade de Santa Cruz/RN”, que foi submetido e aceito para apresentação no XII CONEM. Este artigo apresenta um panorama das atuais condições de segurança dos postos de combustíveis de Santa Cruz/RN. Entre os resultados obtidos, destaca-se a manutenção das condições de segurança ambiental em diversos dispositivos e equipamentos operacionais dos postos, como sumps, válvulas break-away e de pressão e vácuo.

A comunidade externa, servidores e estudantes do IFRN Santa Cruz se congratulam pelo feito desses jovens pesquisadores e desejam a eles uma carreira acadêmica e profissional brilhante.

A participação desses estudantes no XII CONEM não apenas reforça a qualidade do ensino técnico integrado oferecido pelo IFRN, mas também serve de exemplo inspirador para outros jovens pesquisadores. Projetos como este são fundamentais para a promoção da sustentabilidade e segurança em setores essenciais como o de combustíveis, incentivando a adoção de práticas responsáveis e inovadoras. Que esta conquista seja um incentivo para que mais instituições e estudantes se envolvam em pesquisas que contribuam positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

mecanica congresso noticia santa cruz 2024