OBMEP

Estudantes do IFRN Campus Santa Cruz se destacam na OBMEP

Dois alunos ganham medalha e 4 recebem menção honrosa.

Publicada em 26/01/2022 Atualizada há 1 ano

Medalhistas da 16ª OBMEP.

O campus teve 6 premiados pela 16º OBMEP que ocorreu em 2021. Essa é realmente uma conquista importante dentro de uma competição nacional que contou, na sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos. E o grande destaque vai para a medalha de Ouro conquistada pela aluna do 2º ano matutino de informática JAMILLY EMILLY DA SILVA CAMPELO.

Detentora de outras conquistas, Jamilly já havia conquistado este ano medalhas na OMRN e na OMIF, e fechou com a maior conquista nas olimpíadas de conhecimento em Matemática que é a OBMEP. E tivemos também o aluno do 3º ano matutino de Informática DANIEL COELHO DOS SANTOS que foi medalhista de Bronze. Ambos foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC).

O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC os alunos receberão auxílio material didático. A partir do PIC muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro, pois com o contato com professores orientadores e Universidades aprendem mais Matemática, percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas e descobrem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras, tão importantes para eles e para o desenvolvimento do nosso país. Para muitos(as) alunos(as), o PIC é a oportunidade certa dada na hora certa.

Menção Honrosa

Além deles tivemos 4 menções Honrosas, os alunos que conquistaram esse prêmio que também é de grande destaque foram:

MARIA EDUARDA DA SILVA SOUZA - 4º vesp. de Mecânica
MATHEUS VINICIOS T. DE FARIAS - 1º vesp. Informática
TÁCIO JOSÉ DE LIMA MACEDO - 2º mat. Refrigeração
GEYDSON JOSÉ PENHA RIBEIRO - 4º vesp. de Mecânica

A importância da OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Os alunos estiveram, durante a fase preparatória, orientados pelo professor Cristiano Rodrigo Gobbi. O Campus parabeniza a todos pela conquista e deseja boa sorte em suas novas conquistas.