Campus Santa Cruz tem projeto aprovado por edital da CAPES

Projeto aprovado pelo Edital CAPES Novos Talentos beneficiará alunos e professores de duas escolas de Santa Cruz

Publicada em 27/09/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Santa Cruz teve o projeto HUMANIDADES,CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA PARA MELHORAR AEDUCAÇÃO, aprovado pelo Programa de apoio a projetos extracurriculares: Investindoem Novos Talentos da Rede de Educação Pública para Inclusão Social eDesenvolvimento da Cultura Científica (Edital Capes/Deb Nº 033/2010).

O projeto tem como coordenadora institucionala Profa. Ms. Maria Aparecida da Silva Fernandes Trindade, e a equipe é formadapelos professores que compõem as áreas de conhecimento da instituição e queformam os grupos:

• Linguagens, Códigos, Humanidades e suasTecnologias (Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega, Geovany PachellyGaldino Dantas, Magda Renata Diniz, Maria Aparecida da Silva Fernandes Trindade, Pablo Capistrano, Samira Fernandes Delgado);
  • Educação e Ciências da Natureza (Rita de Cássia Rocha,Xênia Silva Gomes Brandão, Maria Emília Barreto Bezerra);
  • Matemática e Ciências da Natureza e suastecnologias (Rosângela Araújo da Silva, Sílvia Regina Pereira de Mendonça, LeandroSilva Costa, Carolina Corado da Silva Oliveira, Josenir Barreto de Sousa);
  • Formação Profissional (Clauber Gomes Bezerra,Charles César Magno de Freitas, Jean Carlos da SilvaGaldino);
  • Grupoparceiro: Grupo de Estudos e Pesquisaem Educação e Movimento – GEPEM, vinculado ao Departamento de Educação doCentro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande doNorte, coordenado pela Profa. Dra. Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco.

O projeto terá como foco duas escolas-parceiras,uma da rede pública estadual e outra da rede municipal da cidade de Santa Cruz,de níveis fundamental e médio, que mantêm baixos índices de desempenhoeducacional. Serão elas a Escola Estadual João Ferreira de Souza, que contemplao ensino fundamental e o nível médio e que obteve o pior desempenho do RN noEnem/2009 e a Escola Municipal Miguel Lula de Farias, que atende o ensinofundamental e obteve a pior avaliação do Ideb dentre as escolas da cidade.

O projetopautar-se-á pela participação dos educadores eeducandos envolvidos, tendo como ferramenta primordial o diálogo e a reflexãosobre a prática educativa. Para isso,serão desenvolvidos grupos de discussão, oficinas de trabalho, elaboração depropostas de intervenção pedagógica a partir das questões apontadas pelo grupoenvolvido no Projeto. O tempo destinado a essas atividades serão os sábados eos períodos de recesso.

Dentre osobjetivos do projeto, destacam-se:

• Promover a prática reflexiva sobre o fazerpedagógico como caminho para construir um projeto educacional de qualidade.
  • Incentivar o processo de capacitação docente apartir do estabelecimento da formação continuada.
  • Integrar as escolas públicas do município de SantaCruz, envolvidas no projeto, a fim de se traçarem estratégias para superaçãodos baixos índices educacionais.
  • Possibilitar o desenvolvimento de uma dinâmicaescolar baseada em projetos que envolvam escola-comunidade.
  • Forjar novas práticas educativas, alicerçadas nainterdisplinaridade e na contextualização.
  • Possibilitar o acesso às Tecnologias de Informaçãoe Comunicação e incentivar seu uso como ferramentas para a formação e amelhoria do ensino.
  • Criar estratégias de formação que possibilitem oacesso dos alunos aos cursos de nível superior ou de formação profissionaloferecidos pelas Instituições Federais existentes na cidade.

Para alcançartais objetivos, várias ações foram previstas:

• Identificaçãodos problemas inerentes às escolas públicas envolvidas no Projeto, sejam decaráter estrutural ou pedagógico, que contribuem para os baixos índices dedesempenho no IDEB.
  • Atividadesde formação continuada com professores, de caráter interdisciplinar,contemplando: aprofundamento teórico-metodológico; elaboração de estratégias deensino e instrumentos de avaliação.
  • Oficinasde formação, de caráter interdisciplinar, contemplando: produção de materiaisdidáticos; manuseio das Tecnologias de Informação e Comunicação e apropriaçãodos seus recursos aplicados ao ensino.
  • Atividadespráticas nos laboratórios de Física, Ciências, Refrigeração, da instituiçãoproponente, observando-se sua funcionalidade a partir de desenvolvimento de experiências aplicadas aos diversosconteúdos da educação básica.
  • Oficinas voltadas para alunos das escolas deensino fundamental e médio com objetivo de desenvolver e estimular a capacidadede observação da realidade por eles vivenciada, estimular a fruição a partir docontato com a arte, a música, a literatura.
  • Desenvolvimento de um plano de ação local que sejamobilizador das escolas públicas da cidade e de suas comunidades, com vistas àconstrução de um projeto educativo conjunto em prol da melhoria do ensino nacidade de Santa Cruz/RN.

A partirdeste projeto, espera-se contribuir para o desenvolvimento e a melhoria daescola pública, através da articulação escola-comunidade, identificando novostalentos que possam ter acompanhamento do IFRN Campus Santa Cruz, nodesenvolvimento de atividades sócio-culturais e tecnológicas.