Campanha de Doação
Campus Santa Cruz realiza campanha de cadastro para doação de Medula Óssea
Servidores, Discentes e a equipe do HEMONORTE realizaram o evento.
Publicada em 12/05/2014 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:38

Na última quinta feira (08), no IFRN Campus Santa Cruz, o setor de Saúde da escola em conjunto com o HEMONORTE de Natal/RN realizaram uma campanha de cadastro para doação de Medula Óssea onde foram inscritas 136 pessoas como futuros doadores.
O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
Como é o transplante para o doador?
Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.
Onde posso me inscrever para ser um doador voluntário de medula?
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados e através de campanhas realizadas para essa finalidade.
A equipe de saúde do IFRN Campus Santa Cruz agradece a todos os Servidores e turmas que se inscreveram e participaram no cadastro de doação de medula Óssea, onde futuramente poderão salvar vidas.
Destacaram-se as turmas de licenciatura em matemática 3 vespertino, Informática integrado 2 manhã , Refrigeração e Climatização 4 vespertino e Refrigeração integrado 3 manhã, pelo empenho e dedicação de conseguir doadores para essa iniciativa.
Confira o depoimento emocionante de um doador de medula do programa DOANDO VIDA