Iniciadas as aulas do ITEC

Oitenta alunos compareceram às aulas

Publicada em 10/06/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Começaram ontem (9), no Campus Santa Cruz, as aulas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – ITEC, antigo Procefet. Ministradas pelos professores de língua portuguesa, Francisca Sena (das secretarias estadual e municipal de educação), e de matemática, Jean Galdino (do Instituto Federal), as aulas foram acompanhadas por 80 alunos, distribuídos em duas turmas de 40 cada.

Depois da abertura feita pelo diretor de educação e tecnologia, professor Sérgio Trindade, os alunos candidatos a ingressar no IFRN foram submetidos a um exame de sondagem, que visou basicamente identificar as lacunas acadêmicas que porventura eles tivessem. Segundo Rita Rocha, pedagoga do campus, “este primeiro dia de trabalho com os alunos representou a superação de um primeiro desafio, que é oferecer educação de qualidade a jovens de escolas públicas de uma região extremamente carente”. E finaliza: “Testemunhar e participar desse momento é, em minha opinião, contribuir para que esses jovens possam ingressar no Instituto e, acima de tudo, ter um bom rendimento acadêmico e uma formação cidadã, que vai muito além de ser somente um profissional tecnicamente competente”.

Esta semana, em sete municípios do Trairi e do Potengi, alunos inscritos no ITEC estarão assistindo em suas cidades às teleaulas e recebendo apoio didático-pedagógico de dois professores (língua portuguesa e matemática) especialmente capacitados para desempenhar essa função.

O programa implementado pelo campus Santa Cruz é, de acordo com o professor Sérgio Trindade, “uma forma de dar aos jovens do Trairi e do Potengi, oriundos de escolas públicas, boas condições de ingressar no IFRN. "Como não é possível a esses jovens acompanhar as aulas pela televisão, pensamos numa forma de fazer com que a televisão chegasse até eles, com o acompanhamento, de perto, dos professores, que têm a função de não somente ministrar conteúdos, mas de identificar, mapear e sanar as deficiências de aprendizagem”, completou.