Campus Santa Cruz do IFRN inicia projetos de extensão

Iniciativas diversificadas promovem benefícios educacionais e sociais

Publicada por Max Praxedes em 03/07/2024 Atualizada há 2 semanas

O Campus Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou as atividades de oito projetos de extensão aprovados em diferentes editais de fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Essas iniciativas envolvem docentes, técnicos administrativos e estudantes bolsistas, com o objetivo de contribuir para a sociedade de Santa Cruz e região, cumprindo o papel social da instituição.

O reitor do Instituto, professor José Arnóbio, destacou a importância dos novos projetos de extensão para a comunidade: "Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a educação, cultura e bem-estar da região. O IFRN está empenhado em contribuir para o desenvolvimento social e econômico local, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento para todas e todos".

Edital 03/2024: Educação e esportes

Dois projetos foram aprovados no Edital 03/2024. O primeiro, "IF + Público", oferece aulas de matemática, língua portuguesa e oficinas de produção textual para 100 alunos de escolas públicas da região do Trairi. As aulas presenciais, ministradas por graduandos da Licenciatura em Matemática e voluntários da Licenciatura em Letras da UFRN/FELCS, ocorrerão três vezes por semana e incluirão acompanhamento pedagógico, social e psicológico.

O segundo projeto, "Basquetebol na comunidade de Santa Cruz: uma atividade de saúde e lazer", promove a prática esportiva como forma de lazer e prevenção de doenças. Serão realizados quatro encontros semanais para iniciação e aperfeiçoamento esportivo na quadra do IFRN e na quadra comunitária Neto Borges, para público feminino e masculino.

Edital 05/2024: Arte e cultura

O projeto "Núcleo de Arte - Campus Santa Cruz", aprovado no Edital 05/2024, visa promover a formação, produção e apreciação artística e cultural no campus. As atividades incluem formação continuada para a banda Lab 508, aulas de violino, apresentações do Grupo de Teatro Catarse, mostras de teatro e artes visuais, sessões do Cine Conexão e eventos culturais. Alunos voluntários e bolsistas, além de servidores de diversas áreas, coordenarão essas ações.

Edital 06/2024: Internacionalização e capacitação

Com foco na internacionalização, o projeto "Trilhando caminhos para fomentar a internacionalização no IFRN Campus Santa Cruz: formação e oportunidades" foi aprovado no Edital 06/2024. Suas atividades incluem a organização de eventos, divulgação de bolsas de mobilidade estudantil, entrevistas e testes de nivelamento, formação de grupos de conversação em inglês e espanhol, e realização de simulados para provas de proficiência.

Outros projetos

No Edital 07/2024, o projeto "Saúde na melhor idade" foca na promoção de qualidade de vida para a terceira idade, oferecendo atividades físicas, mentais, artísticas e sociais, como dança de salão, hidroginástica, meditação, pilates, xadrez e jogos de tabuleiro.

O projeto "O IFRN/SC no mundo do trabalho: fortalecendo parcerias na região do trairi potiguar", aprovado no Edital 08/2024, visa divulgar os perfis de formação dos cursos oferecidos pelo campus, capacitar estudantes para processos seletivos e estabelecer parcerias com empresas locais.

No edital 10/2024, dois projetos foram aprovados para apoio aos Núcleos de Extensão e Prática Profissional. O "NEPP de Manutenção e Suporte em Informática" oferece formação em informática e serviços técnicos gratuitos para a população de baixa renda e instituições públicas. Já o "Orientações para eficiência dos equipamentos de refrigeração" promove a eficiência e sustentabilidade no uso de equipamentos de refrigeração, oferecendo orientações práticas e reparos em equipamentos danificados.

Os projetos aprovados refletem o compromisso do Campus Santa Cruz com o desenvolvimento educacional, social e econômico da região, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento para estudantes e comunidade.

Extensão - Campus SC (2024)

Acesse:

Proex