V JORDAI

Campus prepara-se para a V JORDAI

Evento ocorrerá concomitante à 9ª EXPOTEC.

Publicada em 12/11/2019 Atualizada há 1 ano

A Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão – JORDAI, se configura como um evento de caráter formativo, mobilizador de atividades reflexivas e viabilizador de ações propositivas no campo da acessibilidade e inclusão, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Santa Cruz.

Este evento surge no ano de 2015, fruto de discussões promovidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do referido campus, junto à núcleos de acessibilidade de Santa Cruz e à setores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - FACISA/UFRN, a fim de atender à uma demanda regional no campo do processo educacional inclusivo das pessoas com deficiências.

Sempre com uma peculiaridade formativa, reflexiva e propositiva, a JORDAI busca propiciar elementos para a construção de conhecimentos com relação à temática da inclusão, oportunizando à profissionais, estudantes e demais membros da sociedade, o contato com pessoas que promovem, vivenciam e/ou necessitam desse processo inclusivo, viabilizando a quebra de preconceitos, mudanças de paradigmas e desmitificando estigmas, sedimentados pela ignorância acerca do assunto.

A Jornada ocorre anualmente, durante o segundo semestre do calendário acadêmico, ofertando sempre uma programação diversa, que busca atender, dentro das possibilidades, às demandas do público participante.

A programação é composta por mesas-redondas, palestras, oficinas e minicursos, ministrados por pesquisadores e estudiosos da área, bem como por pessoas que apresentam alguma especificidade que a caracterize como público alvo da educação especial, além de apresentações artísticas com grupos compostos por pessoas com deficiências, grupo locais, e estudantes da instituição; assim como, a feirinha com artesanato, produzido pelos programas e projetos de extensão do Campus Santa Cruz.

Objetivo: A JORDAI, apresenta como escopo promover discussões, numa perspectiva formativa, reflexiva e propositiva, no campo da inclusão, com foco nos profissionais que atuam na educação regular da cidade de Santa Cruz/RN e região da Borborema Potiguar, sem desatender profissionais da saúde, centros de atendimentos especializados, assistentes sociais, Pessoas com deficiência e seus familiares, e toda a comunidade que manifeste interesse pela temática.

Perspectivas: Em sua quinta edição, com o tema "Construindo Conexões, Mudando Vidas”, a jornada ofertará uma programa bastante diverso, com palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de momentos de interação, socialização e apreciação.

Este ano a expectativa é de recebermos mais de 500 participantes, vindos de todo o estado e região. Almejamos com a V JORDAI, durante os dias de 25, 26, 27 e 28 de Novembro, promovermos formação a respeito do processo inclusivo, sensibilização ao que tange às pessoas com deficiência e seu transcurso educacional.

extensao
servidores