POLITEAMA

Biblioteca Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, um lugar de sonhos

Politeama um projeto de incentivo à leitura

Publicada em 28/11/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Expotec

Por meio do fomento à leitura e ao diálogo intercultural, o projeto Politeama visa incentivar o hábito de leitura nas dependências do IFRN – Campus Santa Cruz através da Biblioteca Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa valendo-se de ferramentas pedagógicas alternativas que envolvam a Cidadania, Meio Ambiente, Arte, Literatura, Música e Cultura nas suas mais diversas manifestações resgatando e respeitando as peculiaridades culturais da região do Trairi.

Criado em 20 de agosto de 2014, como projeto de extensão do IFRN Campus Santa Cruz, as ações do Projeto Politeama reverenciam a biblioteca escolar como um centro de pesquisa e ação cultural, ou seja, como um ambiente estimulador de atividades do processo de ensino-aprendizagem e um espaço democrático de atividades de discussões em grupo, pesquisas, saraus, exposições, apresentações culturais entre outras ações proporcionando aos seus usuários os mais diversificados tipos de informação, lazer e entretenimento.

Sob a coordenação da servidora Helem Mara Confessor Ferreira e dos servidores João Pinto de Campos Neto e Rubervânio da Silva Mateus, o projeto conta com 16 voluntários entre alunos e servidores. Trabalhando e desenvolvendo as múltiplas habilidades destes alunos, vem revelando talentos e despertando o gosto pela leitura e artes.

O Politeama está movimentando culturalmente o IFRN – Campus Santa Cruz, trazendo grupos e artistas da região, fortalecendo o desenvolvimento da cultura local e estabelecendo um diálogo entre a escola e a comunidade.

A 2ª Edição do Politeama foi especialmente criada para IV Expotec.  Com a seguinte programação:

25/11/2014    -  Às 19hs: Apresentação Cultural - Leitura dramática do texto "O Conquistador de Araque" do livro "Artes da Enganação" de Orlângelo Leal. Participantes:  Fábio de Souza;  André Ipoema da Silva  Domingos e  Martha Maueny da Silva Barbosa. (Cia. Teatral Arte Viva)

Às 19h20min: Apresentação Cultural - Recital (Cordéis de Anderson Lima)

Participante: José Anderson de Oliveira Lima (Escritor e cordelista)

26/11/2014 e 27/11/2014   -   Às 9h30min:  Apresentação Cultural - Sons e Vida.

Participantes:  Conceição de Maria Bezerra de Melo; Maria Juliana da Silva Rocha; Idionária de Lima Campelo e Jheynne Laina Alves de Lima (alunas do IFRN Campus Santa Cruz e voluntárias no projeto Politeama)

Às 10hs: Exibição do Curta Metragem “Hoje não quero voltar sozinho”.

Às 14hs – Encontro dos Grupos de Leitura do IFRN (apenas no dia 26/11) e Exibição do Longa Metragem “Hoje quero voltar sozinho” (apenas no dia 27/11)

Às 16hs –Apresentação Cultural - Recital (poesias diversas)

Participantes: Martha Maueny da Silva Barbosa; Raquel da Silva Pereira e Maria Eduarda de Souza Lucas (alunas do IFRN Campus Santa Cruz e voluntárias no projeto Politeama).

Apresentação Cultural - Nordeste Independente

Participantes:  Aliete Cordeiro do Nascimento; Antonio Martins do Nascimento Neto; Artur José de Lima e Rafael Batista da Silva. (alunos do IFRN Campus Santa Cruz e voluntários no projeto Politeama)

Participantes:

Discentes: Aliete Cordeiro do Nascimento; Antonio Martins do Nascimento Neto;  Artur José de Lima; Conceição de Maria Bezerra de Melo;  Idionária de Lima Campelo; Jheynne Laina Alves de Lima; Joadson Alan Silva;  Maria Juliana da Silva Rocha; Martha Maueny da Silva Barbosa; Maria Eduarda de Souza Lucas; Mayonara Valéria Belo da Silva; Rafael Batista da Silva e Raquel da Silva Pereira.

Servidores: Helem Mara Confessor Ferreira; João Pinto de Campos Neto e Rubervânio da Silva Mateus.

Acesse o link a seguir e confira os melhores momentos  do Politeama