Educação
Aula de Geografia sai do tradicional e promove ludicidade e dinamização dos conteúdos
O professor André da Silva e as turmas do 1º de Mecânica matutino e vespertino se divertem em aula de Geografia.
Publicada em 07/07/2015 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 02:34

Nesta última semana, um dos nossos professores de Geografia, André da Silva Santos, ministrou sua aula de maneira "diferente", em que os alunos do 1º ano de Mecânica Matutino e Vespertino puderam vivenciar práticas dos temas trabalhados em sala de aula. Além de quebrar o velho método decorativo, a iniciativa levou os discentes a refletir sobre as transformações espaciais e proporcionou um melhor aprendizado, com uma aula menos cansativa e mais envolvente.
Para a realização da atividade, os alunos(as) tiveram, inicialmente, o contato com estudos teóricos sobre a escala, sua definição e função. Nesse momento também tiveram noção dos diferentes usos da escala, nos diversos tipos de mapas, cartas e plantas.
Em seguida, ainda em sala de aula, desenharam em seus cadernos a planta imaginária de uma casa. A partir daí, foram conduzidos pelo professor ao espaço cultural do campus para que pudessem representar no chão, com uso de fita crepe, trenas, réguas e lápis de colorir, o tamanho real das casas que foram projetadas por meio das plantas elaboradas na sala de aula.
Com isso, os alunos obtiveram maior compreensão do assunto estudado, maior envolvimento com a aula, melhor desenvolvimento da capacidade de compreensão entre estudos teóricos e vivências práticas, além de uma ruptura com o individualismo e desenvolvimento de habilidades para trabalhos em equipe.
Fotos da aula Aqui