Alunos e servidores do IFRN conduzem tocha olímpica

O coordenador de pesquisa do campus Santa Cruz está entre os escolhidos

Publicada em 24/05/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio 2016 realizou ano passado a Campanha de Seleção dos Condutores da Tocha Olímpica, com a proposta de receber mensagens de todo o país com histórias de pessoas que fazem a diferença na vida da comunidade em que estão inseridas. A campanha se estendeu até o dia 25 de outubro e selecionou 12 mil pessoas para levarem a tocha pelo trajeto em que o fogo olímpico vai passar em todo o território nacional. As listas dos convocados são dos patrocinadores oficiais dos Jogos – Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

A chama, que vem de Olímpia, na Grécia, partiu de Brasília em 3 de maio e percorrerá 300 cidades em esquema de revezamento até a cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã, no dia 5 de agosto, quando a pira será acesa. Aqui no RN, a tocha chega no dia 4 de junho, iniciando seu trajeto pela cidade de São José do Mipibú, passando por Parnamirim e chegando a Natal. No dia 5 a tocha irá a Fernando de Noronha e retorna ao RN no dia 6. O percurso segue pelas cidades potiguares de Lajes, Angicos, Assu e encerra em Mossoró.

Entre os escolhidos para carregar o símbolo das olimpíadas está o Professor João Teixeira de Carvalho, ele é professor do instituto desde 2014 e atualmente exerce suas atividades no Campus Santa Cruz, onde é coordenador de pesquisa. É professor da disciplina Manutenção em Equipamentos de Informática. Assim que ingressou no corpo docente do IFRN atuava no Campus Natal Zona-Norte, onde iniciou a orientação do Projeto Crab com os alunos Maraysa e Iago.

O projeto "Crab" (caranguejo, em inglês), foi ganhador do quadro Jovens Inventores do programa Caldeirão do Huck.