CARREGADOR SOLAR

Alunos do curso de manutenção e informática do IFRN Santa Cruz tem projeto selecionado como finalista na feira nacional FEBRACE

Construção de carregador solar de baixo custo através de lixo eletrônico

Publicada em 14/01/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Com o projeto “Construção de carregador solar de baixo custo através de lixo eletrônico”, o IFRN campus

Santa Cruz será representado na final da FEBRACE pelo professor e orientador do projeto, João Teixeira de Carvalho Neto, os alunos Diane Caroline  e Antônio Rodrigo, do 3º ano do curso de Técnico em Informática, e  Maryson Luan e Sheydson, do 4º período do curso Técnico em manutenção e suporte em informática.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

A ideia de um carregador solar de baixo custo utilizando lixo eletrônico, a qual compõe o projeto do IFRN campus Santa Cruz, surgiu em Agosto de 2014. O projeto já foi apresentado em outra mostra científica (Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal – MOCITECZN), a nível nacional, recebendo vários elogios.

O projeto consiste na construção de um carregador de smartphone utilizando a energia fotovoltaica como fonte de energia. Além da utilização dessa energia limpa e abundante, o projeto visa a reciclagem de componentes eletrônicos proveniente de equipamentos de informática danificados, utilizando-os para construir o circuito eletrônico do carregador, de forma a torná-lo barato e sustentável. O carregador é composto por um painel fotovoltaico responsável por transformar energia solar em energia elétrica e por um circuito regulador de tensão, responsável por converter e regular a tensão que será fornecida para o carregamento do smartphone.

No protótipo atual, o painel fotovoltaico pode ser fixado na parte de fora da mochila e o carregador pode ficar dentro da mochila juntamente com o smartphone. O objetivo final desse projeto é que tanto os alunos, como os servidores do IFRN campus Santa Cruz, possam carregar seus smartphones enquanto estiverem se locomovendo para o instituto ou para suas casas.

Carregador Solar