FEBRACE 2021

Alunas do IFRN desenvolvem projetos científicos e representam a cidade de Santa Cruz na maior Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE

Com projetos científicos voltados para a saúde, as alunas precisam da mobilização de todos para a votação que acontecerá até às 14h do dia 29/03.

Publicada em 22/03/2021 Atualizada há 1 ano

A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um projeto de estímulo ao jovem cientista, realizado todo o ano na Universidade de São Paulo. A feira é uma grande mostra de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia, realizados por estudantes da educação básica, como forma de incentivo a criatividade e a reflexão dos alunos.

Este ano, 3 projetos voltados para a área de saúde, desenvolvidos por alunas do Campus Santa Cruz, foram classificados. A fase agora é o de votação aberta via facebook e os projetos mais votados vencerão o Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2021. Para participar clique nos links abaixo da descrição dos projetos. A votação ocorre até o dia 29/03/2021.

Projetos do Campus Santa Cruz

SAU306 – Beat Progress

O projeto, desenvolvido pelas alunas Ysmirna Ester Dério Gomes, Evelyn Beatriz Pessoa de Menezes e Emilly Françoyse Bezerra de Medeiros e que tem como orientador o professor Rodrigo Lopes Barreto, tem como objetivo desenvolver e executar uma ferramenta eletrônica que possibilite quantificar dados referentes a marcha do paciente com Parkinson, como passo, passada, cadência (passos por minuto) e velocidade, para a análise dos fisioterapeutas, e empregar a musicoterapia de uma forma dinâmica nos tratamentos de reabilitação.

VOTE NO PROJETO SAU306 - BEAT PROGRESS aqui.

ENG126 – Race

O projeto tem a participação das alunas Letícia Thaynná Xavier Araújo Oliveira de Azevedo, Bianca Hadassa Dantas Cavalcanti e Laryssa Vitória Andrade Barbosa e é orientado pelos professores Ana Eliza Soares e Salomão Sávio Batista. O projeto tem como objetivo desenvolver a Label, uma robô de baixo custo, desenvolvida para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Embora o TEA não seja curável, indivíduos nessa condição podem desenvolver as habilidades por meio de estímulo ao uso delas, principalmente se tais estímulos ocorram ainda na fase da infância, a robótica tem se mostrado eficiente nesses tratamentos auxiliando nas áreas cognitivas, motoras e sociais.

VOTE NO PROJETO ENG126 - RACE aqui.

SAU304 – Game Balance

O projeto Game Balance conta com a participação das alunas Maria Eduarda Guedes dos Santos, Maria da Graça Carvalho Gonçalves, Lara Virgínia Pereira de Medeiros e a orientação dos professores Pedrina Célia Brasil e Vinícius Carvalho Pinto, e o trabalho consiste em uma pesquisa de natureza aplicada, que tem por objetivo desenvolver um sistema distribuído que promova o engajamento, acompanhamento e análise da performance dos pacientes que sofrem de sequelas de um AVC – Acidente Vascular Cerebral. O sistema consiste numa plataforma inteligente capaz de mensurar o equilíbrio do paciente e intensidade vertical baseado na distribuição do seu peso; e num jogo digital que recebe esses valores e apresenta os exercícios do tratamento de forma lúdica e interativa ao usuário.

VOTE NO PROJETO GAME BALANCE aqui.

extensao
pesquisa