Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Acordi fecha 2011 com êxito

Inciativa estimulou a prática esportiva na terceira idade

Publicada em 22/12/2011 Atualizada há 1 ano

Valorizaros integrantes da terceira idade através do envolvimento em diversas práticasque favoreçam a participação ativa no contexto social em que interatuam,contribuindo diretamente para o desenvolvimento humano e a inclusão social,promovendo a qualidade de vida e a saúde. Com esse objetivo, o IFRN de SantaCruz realizou de abril a dezembro de 2011 o projeto de extensão Acordi -Atividades Corporais Despertando o Idoso: educação multidisciplinar em busca deuma velhice cidadã.

Confira fotos do projeto logo abaixo.

Ainiciativa desenvolveu atividades regulares voltadas para adultos e idosos dacomunidade, desde a prática regular de exercício físico à realização deoficinas e palestras. Para isso, o projeto foi coordenado por uma equipemultidisciplinar formada por profissionais do IFRN e com participação deprofessores de nutrição e fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde doTrairi – Facisa (UFRN), responsáveis pela realização de palestras e prestação deatendimentos clínicos aos integrantes do projeto.

Desdeque teve início, o Acordi foi ganhando uma nova dimensão. Mesmo nascendo daideia de proporcionar reflexões e vivências que auxiliema desconstrução de visões estereotipadas acerca da velhice, o projeto expandiua área de atuação e englobou turmas compostas por jovens e adultos de meiaidade, perfazendo um total de 107 alunos.

Umaobservação interessante é que todas as turmas foram preenchidas somente porintegrantes do sexo feminino devido à ausência de interesse do públicomasculino. “As mulheres parecem ter maior cuidado com a saúde e estão sempremais abertas à integração em práticas desta natureza”, observa a educadorafísica do IFRN e uma das coordenadoras do Acordi, Adjane Pontes.

Asatividades foram realizadas com a frequência de duas vezes por semana emhorários divididos entre as terças e sextas-feiras. Dentre as práticas realizadasestiveram aulas regulares de ginástica, hidroginástica, dança aeróbica,musculação e caminhadas. Todas as práticas foram acompanhadassistematicamente por monitores do IFRN.

Éimportante observar que antes de ingressar nas atividades do projeto cadaintegrante passou por exames antopométricos e físicos, além de avaliação médicapara atestarem que estavam aptos para as práticas esportivas. Quando necessário,as alunas foram encaminhadas a realizarem exames complementares e a procurar umespecialista caso fosse detectada alguma patologia que comprometesse a execuçãode exercícios físicos.

Outroaspecto presente no trabalho desenvolvido pelo Acordi foi o estímulo àsocialização. “Sempre gostei de atividades físicas e sigo as recomendaçõesmédicas para estar sempre me exercitando, mas o que acho mais importante noprojeto é a integração e as amizades que fazemos aqui”, comenta a professoraaposentada, Maria de Fátima Andrade.

Noinício dezembro, o Acordi realizou trilha ecológica no município de Passa eFica, onde as participantes visitaram a Pedra da Boca - conhecida atração do ecoturismolocal. No dia 06, foi realizado o evento de encerramento das atividades doprojeto, com exercícios físicos, palestras e momentos de integração. Aexpectativa é que o programa seja retomado e expandido em 2012.

Atividades:

 
Acordi02

 

Acordi03

 

Acordi01

 

Trilha ecológica (Pedra da Boca - Passa e Fica/RN):

 

Acordi05

 

Acordi06

 

Acordi07

 

Encerramento do Acordi 2011:

 

Acordi04

 

Acordi08