Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

logo completa VIII JORDAI | A práxis da inclusão como movimento de fortalecimento e resistência no contexto educacional

VIII JORDAI

O tema da VIII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão – JORDAI, “A práxis da inclusão como movimento de fortalecimento e resistência no contexto educacional”, surgiu a partir das discussões entre os integrantes da comissão organizadora do evento, como fruto de um processo de observação, escuta e vivência dentro da própria instituição.

A cada edição da JORDAI, temos buscado refletir sobre o papel da inclusão não apenas como um conceito, mas como uma prática cotidiana que exige compromisso, empatia e transformação. A escolha deste tema partiu da necessidade de reconhecer que a inclusão é, ao mesmo tempo, um ato de resistência e de fortalecimento coletivo: resistência diante dos desafios que ainda persistem em relação à acessibilidade, ao preconceito e às barreiras atitudinais; e fortalecimento porque, ao praticar a inclusão, ampliamos nossas possibilidades de convivência, de aprendizagem e de humanidade.

A palavra “práxis” foi escolhida de forma intencional, pois expressa a ideia da ação refletida, da teoria que se concretiza no fazer diário. No contexto educacional, incluir não se resume a um discurso, mas a uma prática que se constrói nas pequenas atitudes, nas decisões pedagógicas, nas relações interpessoais e no compromisso ético com o outro.

Assim, o tema surge como um convite à reflexão e ao engajamento, para que possamos compreender a inclusão como um movimento contínuo, dinâmico e transformador, que fortalece não apenas quem é incluído, mas toda a comunidade que se permite caminhar nesse processo de construção conjunta.

A programação da VIII JORDAI será composta por mesas-redondas, palestras e oficinas, ministradas por pesquisadores e estudiosos da área, bem como por pessoas que apresentam alguma especificidade que as caracterize como público-alvo da educação especial, além de apresentações artísticas com grupos locais e estudantes da instituição.

Página atualizada em 22/10/2025 às 16:40 (há 1 semana, 1 dia) Publicada em 17/10/2025 às 17:55 (há 1 semana, 6 dias)