Webinário discute desafios à internacionalização da pesquisa

Atividade contou com a participação de egressa que cursou doutorado em universidade italiana

Publicada em 05/07/2022 Atualizada há 1 ano

No dia 29 de junho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o webinárioA importância da internacionalização da pesquisa científica: desafios e oportunidades,do projeto Ciclo de Internacionalização da Pesquisa, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN).

A série de webinários tem como objetivo promover a internacionalização dos processos de Pesquisa, difusão científica, Inovação e pós-graduação com pesquisadores, instituições e/ou agências de fomento nacionais ou internacionais.

Com cerca de 22 participantes, entre discentes e servidores, a atividade contou com a apresentação de Williane Freitas, doutora em Ciências Químicas na Universidade Roma Tor Vergata e egressa do Campus Ipanguaçu do IFRN. Na ocasião, a convidada detalhou sua experiência na universidade italiana Tor Vergata University of Rome e relatou a importância do IFRN e da educação pública na sua vida acadêmica, pois foi através do programa Ciências Sem Fronteiras que ela teve a primeira oportunidade de estudo na Itália.

A mediação ficou por conta dos professores Kássio Soares, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Ipanguaçu, e Wigna Thalissa assessora de Relações Internacionais do Campus Apodi do IFRN. O professor Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, destacou a consolidação do evento: “O Ciclo insere os pesquisadores do IFRN no cenário global, alçando-os para fora da instituição”, declarou.

O webinário encerrou as atividades do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa no primeiro semestre, que contou com outras duas edições nos meses precedentes. Prevê-se a realização de outros três eventos a partir de setembro deste ano.