Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parcerias

Webinário discute chamadas abertas da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN

Evento é parte das parcerias entre o IFRN e a Fapern

Publicada em 02/02/2022 Atualizada há 1 ano

Mediação ficou por conta do professor Avelino Lima Neto

No dia 2 de fevereiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o webinário “Chamadas abertas da Fapern”, como parte das ações de parceria entre o IFRN e a Fapern. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A apresentação das chamadas foi feita pelo professor Gilton Sampaio, presidente da Fapern, e a mediação ficou por conta do professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN. A atividade contou com a participação de discentes e servidores do IFRN e de outras instituições.

“O IFRN é a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação [ICTI] mais espalhada no território do estado, o que torna a sua participação bastante estratégica em nossos editais”, explicou o professor Gilton. “Além de difundir os editais da Fapern, contamos com o IFRN também na proposição de investigações de impacto em todo o território estadual”, informou Ednaldo Pereira, diretor de Planejamento Financeiro na Fundação.

Temáticas dos editais

As chamadas abrangem desde publicação de e-books com temas específicos - como o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna – até seleção de bolsistas para Desenvolvimento Tecnológicos e fomento às Incubadoras Tecnológicas. “São muitas possibilidades tanto de publicação quanto de desenvolvimento de pesquisas, atendendo a diversas necessidades nos âmbitos da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das ICTI potiguares”, salientou o professor Avelino Lima Neto.

Novas parcerias

Ao longo do webinário, os participantes também apresentaram demandas relativas ao fomento à Pós-Graduação Stricto Sensu, nomeadamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade, bem como o incentivo às pesquisas em torno das temáticas etnicorraciais. Como encaminhamento, o IFRN agendará nova reunião com a Fundação estadual, com a presença de representantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) da instituição, com o objetivo de apresentar propostas de novos estudos e chamadas.

Acesse

Link para os editais

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas