COPI

Webinário abre III Encontro do Comitê de Pesquisa e Inovação em 2021

Com o tema "Captação de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação", atividade foi transmitida pelo YouTube

Publicada em 22/07/2021 Atualizada há 1 ano

Programação continuou nesta quinta (22) e se estende até a sexta (23)

Na tarde da última quarta-feira, 21 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o webinário "Captação de recursos para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação". A atividade, transmitida no canal do YouTube do IFRN, marcou a abertura do III Encontro do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) de 2021. O evento contou com palestras, ministradas pelo diretor da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor André Maitelli, e da pró-reitora de Pesquisa da UFRN, professora Sibele Pergher.

Na ocasião, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, enfatizou algumas das ações desenvolvidas ao longo dos seus sete meses de mandato e anunciou novos editais de Pesquisa e de qualificação. Os documentos são publicados em parcerias entre pró-reitorias, diretorias sistêmicas e órgãos públicos, como a Polícia Militar (PM) do RN e a Secretaria de Saúde Pública do estado (Sesap/RN).

Em sua fala, o professor André Maitelli explorou as possibilidades de captação extraorçamentária por meio da fundação de apoio e de fundos patrimoniais. Já a professora Sibele salientou iniciativas como editais conjuntos entre os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas, entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais, bem como o uso compartilhado de laboratórios nas próprias instituições, fortalecendo a produção científica conjunta.

III Encontro do Copi em 2021

O Comitê de Pesquisa e Inovação é composto por membros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), pelas Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein) dos campi e pela Direção de Pesquisa e Inovação (Dipeq) do Campus Natal-Central. O Encontro iniciou com o webinário na última quarta-feira e teve continuidade nesta quinta-feira (22) e se estende até a sexta, 23 de julho.

Cronograma da sexta-feira (23 de julho)

Às 9h

ProgramaçãoPortfólio e Prospecção de Projetos Especiais
ConvidadoJoão Teixeira - diretor de Inovação Tecnológica do IFRN