Ensino, pesquisa e extensão

Viva Ciência: série mostra atividades desenvolvidas nos Laboratórios Maker do IFRN

Projeto foi criado para divulgar atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto

Publicada em 06/02/2023 Atualizada há 12 meses

O IF Maker está presente nos campi Canguaretama, Ipanguaçu, Natal-Central, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), divulgou, na semana de 6 a 10 de fevereiro de 2023, cinco episódios da série “Viva Ciência”.

Criado para dar visibilidade às atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas no IFRN, a ação divulga, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto.

Pesquisa e Inovação

Neste mês, foram apresentadas produções sobre os Laboratórios do IF Maker dos campi do Instituto: Canguaretama, Ipanguaçu, Natal-Central, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. De acordo com o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, os laboratórios funcionam como ambientes que conseguem desenvolver protótipos para os projetos de Pesquisa e Inovação que possam gerar novas patentes, novos produtos tecnológicos e que sejam transferidos para a sociedade.

"O Laboratório Maker é muito importante para o ensino-aprendizado dos nossos alunos porque tem essa característica de união, de unir as disciplinas dentro do contexto de aprendizagem “, destacou o coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Ipanguaçu, professor Kássio Roberto. “Tem sido cada vez mais importante a gente sair da ideia do aluno como simplesmente espectador na aula, o aluno que apenas recebe a informação do professor, e passar a um perfil de aluno mais ativo. O aluno vai aprender fazendo”, completou o professor Roney Melo do Campus Santa Cruz.

“Aqui nós temos uma área de ideação e criação , onde temos a sala de aula e os alunos têm contato com programação, com robótica, conseguem colocar a sua ideia no papel e partir para a prototipação”, disse a professora e coordenadora do IF Maker do Campus Natal-Central do IFRN, Sarah Tomas.

Da teoria à prática

Para o estudante do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica, Guilherme Nascimento, do Campus Canguaretama, a oportunidade de participar das atividades do Laboratório Maker promoveu uma identificação maior com o curso: "Antes de entrar aqui eu tinha dúvidas se queria seguir essa carreira profissional, e hoje em dia, devido as atividades aqui realizadas, eu já tenho uma certeza de que vou querer prosseguir na área", contou.

Dentre as várias atividades desenvolvidas nos laboratórios, Rhaylhana Flávia, estudante do Curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização do Campus Santa Cruz, destacou que gosta de trabalhar com a execução dos projetos: "Eu faço projetos e modelagens no Autocad de peças que são solicitadas pelos professores e alunos, e depois a impressão nas impressoras 3D".

Ícaro Bruno, aluno do Curso Técnico Integrado em Edificações, do Campus São Gonçalo do Amarante, diz que ajudar a inspirar outros estudantes, é uma das coisas que mais sente orgulho em fazer: "Pessoas que não tinham nenhum contato, não se viam mexendo com eletrônica, hoje já sabem montar um robozinho, fazer um LED ascender, entre outras coisas. Permitir esse contato contato dos alunos eu acho que é uma coisa incrível que a gente faz aqui", ressaltou.

Assista aos vídeos

CampusLink de acesso
CanguaretamaVídeo
IpanguaçuVídeo
Natal-CentralVídeo
Santa CruzVídeo
São Gonçalo do AmaranteVídeo

Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para dar visibilidade às atividades ciência e a tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, mensalmente, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é produzida pelos Núcleos de Audiovisual e de Jornalismo, e coordenada por Eduardo Fernandes e Max Praxedes, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto.

extensao
servidores