Campus Currais Novos
VI Secitex reúne 1650 pessoas e mais de 500 trabalhos
Evento acontece até esta sexta-feira (6), no Campus Currais Novos
Publicada por Maria Araujo em 05/10/2023 ― Atualizada há 1 ano, 1 mês
A VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), teve início nesta quarta (4) e segue até a sexta-feira (6) no Campus Currais Novos. Com 1650 inscritos e mais de 500 trabalhos a serem apresentados, o evento integra uma programação diversa, contando com o XVI Congresso de Iniciação Científica (com Comunicação oral e Pôster), a IX Mostra Tecnológica, o VIII Simpósio de Extensão (com Mostra e Pôster), a Mostra Coletiva de Artes e a II edição do Aprender, evento acadêmico que oferece capacitações de curta duração ao público da Secitex, desenvolvidas por servidores e alunos do IFRN e por convidados externos.
O Aprender é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Diretoria Acadêmica do Campus Currais Novos., com duas modalidades: minicurso e oficina. Saiba mais sobre os eventos envolvidos.
Mostra Tecnológica
Definida como um evento expositivo, que visa apresentar produtos, protótipos e processos inovadores, desenvolvidos por estudantes, servidores e demais interessados na temática de inovação e empreendedorismo, a Mostra Tecnológica integra a programação da sexta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN. A Mostra traz resultados de pesquisas científicas e/ou ações mercadológicas que incentivam a cultura investigativa e podem culminar em ativos de propriedade intelectual e industrial, registros de softwares e patentes. Para Wagner Alves, professor de Geografia do Campus Currais Novos e coordenador da Mostra, o evento tem tudo para ser destaque na programação da Semana: “Nós temos as melhores expectativas para o evento e para a Mostra Tecnológica em especial, pois a vejo como um dos centros da Secitex, pela sua natureza básica: mostrar os trabalhos práticos da instituição. Cada campus, dentro do seu arranjo produtivo, traz propostas de trabalhos concretos, que serão avaliados por nossos professores”, disse.
Em 2023, a Mostra tem 35 trabalhos, envolvendo a maioria dos campi em temas como engenharias, alimentos, Tecnologia da Informação, Química e Educação, entre outros. “Envolvendo múltiplas áreas do conhecimento, é uma forma de mostrar que o IFRN trabalha não só a parte técnica, mas também com tecnologias sociais que alimentam o fazer cientifico da instituição e contribuem com o crescimento da sociedade”, acrescentou Wagner.
Projetos
Entre os 35 trabalhos citados pelo coordenador há o “Biocycle Adventure: um jogo digital para o ensino de Biologia”. Segundo Othon Anselmo Silva e Vinícius Fontes, estudantes do curso integrado em Informática do Campus João Câmara, foi percebida a dificuldade de colegas diante do tema “Ciclos biogeoquímicos” ligado à Biologia. “Estamos no processo de validação do jogo. Assim que for concluído, pensamos em disponibilizar para os demais campi do IFRN e, depois, para todo o público de interesse, auxiliando professores de Biologia na apresentação do tema. Na prática, o jogo é composto por quatro fases, cada uma correspondendo a um ciclo biogeoquímico: ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. O enredo traz um alienígena que, chegando à Terra, busca aprender sobre o planeta e seus ciclos biogeoquímicos, passando por cenários e interações que facilitam a compreensão do conteúdo. Sobre a Secitex, os estudantes disseram que acham eventos como esse uma ótima oportunidade de integração entre trabalhos e pesquisas de diversas áreas, trazendo ideias inovadoras e criativas.
Também estavam na Mostra Maria Luiza Costa e Camile Vitória, estudantes do curso integrado em Informática para internet do Campus São Paulo do Potengi. Para Luiza, a experiência da Secitex é única: “Essa é minha primeira vez. Estou com um projeto que produz filamento plástico a partir de garrafas pet, um protótipo que utiliza esse material reaproveitado para ser usado em impressoras 3D. É uma iniciativa que lida com elementos totalmente reciclados, com ótimo custo benefício, ajudando ao bolso e ao meio-ambiente”, declarou. Já Camile expunha informações sobre mulheres que se destacaram na área Tecnologia da Informação. “Trouxemos para a Mostra o tema Mulheres na TI. A intenção é dar as pessoas uma outra visão sobre a participação e influência das mulheres nessa área do conhecimento. Julgamos que trazer para as pessoas saberem o que essas mulheres fizeram e fazem, e o quão importante elas são, tem enorme relevância”, disse.
A Mostra Tecnológica dura os três dias da Secitex, sendo encerrada no fim da manhã da sexta, 6 de outubro de 2023.
Mostra Coletiva de Artes
Outro dos eventos que compõe a programação da Secitex, a V Mostra Coletiva de Artes consiste na apresentação de experimentos nas linguagens do circo, da dança, da performance artística, do teatro, da exposição de painéis de fotografias e apresentação de solistas ou de grupos musicais, além da exibição de experimentos audiovisuais.
A Mostra abrange diferentes linguagens, que delimitam os seus eventos constituintes: a Mostra de Artes Cênicas; a Mostra Fotográfica; a Mostra Musical; e a Mostra de Vídeos. Todos são eventos acadêmico-culturais e ensejam a difusão da produção artística de servidores e alunos do IFRN, com ênfase no artista discente. São promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pelo setor correlato e pelo Núcleo de Artes (Nuarte) do campus-sede.
Vitória Dantas, aluna do Curso Técnico em Eletrotécnica no Campus Caicó do IFRN, participa pela primeira vez da V Mostra de Artes Cênicas, uma das ações da V Mostra Coletiva de Artes. A estudante explicou que a peça do seu grupo tem como proposta abordar o racismo estrutural na sociedade, trazendo como referência a mitologia africana: “Gostei muito de apresentar a peça porque sou muito ligada à religião. Está sendo incrível participar pela primeira vez da Secitex, em um campus tão grande. Tem sido maravilhoso ver as apresentações, várias pessoas se reunindo para prestigiar a arte, para mim é algo inovador porque venho de um lugar que não tem esse fomento à cultura, nas minhas antigas escolas nunca tive isso, então tem sido uma experiência muito legal”, disse a estudante.
Congresso de Iniciação Científica
O Congresso de Iniciação Científica (Congic) é um evento acadêmico-científico que está em sua 16ª edição e disponibiliza a apresentação e publicação de trabalhos científicos, concluídos ou em andamento, desenvolvidos por servidores e alunos do IFRN, com ênfase no pesquisador discente iniciante. A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) e pelo setor correlato do campus-sede.
O Congic desdobra-se em duas modalidades: pôster e comunicação oral. O pôster destina-se à apresentação de resultados parciais de um trabalho científico, ao passo que a comunicação oral se destina à apresentação dos resultados finais. Entenda-se como resultados parciais e finais o que certo pesquisador ou equipe de pesquisadores obteve ao longo de determinado cronograma de atividades.
Este ano, o Congresso ofereceu 371 vagas, sendo 275 para a apresentação de pôsteres e 96 para comunicações orais. Uma das apresentações foi do estudante de Informática do Campus Nova Cruz, Renan Almeida Bezerril, com o projeto “ADAB: aparelho de auxílio para deficientes visuais no aprendizado do braile”, que visa facilitar o aprendizado do braile, através de botões e com a saída de áudio: “A ideia foi elaborada, inicialmente, no projeto inovador. Gostei do projeto porque ajuda a grupo específico de pessoas”, explicou o estudante, que participa pela primeira vez da Secitex: “Eu nunca havia participado de um evento tão grande como esse, espero poder participar das próximas edições”, completou.
- Palavras-chave:
- Secitex Currais Novos Evento Extensão