Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

São Gonçalo do Amarante

VI Secitec: saberes, culturas e práticas interdisciplinares movimentaram Campus

Com o tema “Educação e tecnologia: diálogos para a formação integral”, evento promoveu integração entre ciência, cultura e formação acadêmica

Publicada por Max Praxedes em 08/07/2025 Atualizada em 8 de Julho de 2025 às 17:00

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025, o Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou a sua VI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec), reunindo estudantes, servidores e visitantes em uma extensa programação voltada à integração entre saberes.

Com o tema “Educação e tecnologia: diálogos para a formação integral”, a edição deste ano teve como proposta refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação que considera as múltiplas dimensões do ser humano, em um cenário marcado pela presença constante das tecnologias digitais. Ao longo dos cinco dias de atividades, o campus sediou palestras, oficinas, exposições interativas, mostras culturais e eventos simultâneos que contemplaram áreas como engenharia, logística, humanidades, internacionalização e inovação científica.

“Pensamos uma Secitec que fosse, de fato, integral. Que conseguisse reunir os assuntos que estão mobilizando tanto o mundo real quanto o mundo virtual”, explicou a professora Juzelly Barreto, integrante da comissão organizadora e docente de Língua Portuguesa do campus. “A palavra 'diálogo' no nosso tema não é por acaso: estamos buscando integrar a tecnologia à educação sem perder a nossa essência enquanto seres humanos. Não temos todas as respostas, mas acreditamos que os debates e vivências promovidos aqui nos ajudam a caminhar nessa direção”, disse.

VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes
VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes

Programação integrada

A VI Secitec abrigou diversos eventos simultâneos, entre eles o EdificaMais, o Encontro de Logística do IFRN (LogIF), o Inventano, a Semana de Humanidades, o Seminário de Tecnologia, Informação e Comunicação (Setic), o Simpósio da Internacionalização, o Simpósio de Engenharia de Produção e o Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão (WEPEx). Para dar conta da complexidade logística e da diversidade temática, foi mobilizada uma grande equipe de servidores, estudantes e colaboradores externos.

O diretor-geral do campus, professor Renato Marinho, destacou a força coletiva da comunidade escolar para a realização do evento: "a Secitec já faz parte do nosso calendário e se consolidou como um evento guarda-chuva, que integra ações de ensino, pesquisa e extensão. Tivemos dezenas de monitores atuando com muito comprometimento e mais de cinquenta trabalhos apresentados ao longo da semana. É um espaço fundamental para mostrarmos à comunidade o que temos feito em São Gonçalo do Amarante, com mais de trinta projetos de pesquisa, ações culturais e iniciativas de impacto social”.

VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes
VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes

Protagonismo estudantil

Para muitos estudantes, especialmente os que atuaram como monitores, a Secitec representou uma imersão em práticas que ultrapassam os limites da sala de aula. Ao assumir funções na organização do evento, os discentes vivenciaram os bastidores da produção acadêmica, acompanharam de perto a logística das atividades e participaram ativamente da mediação entre público, palestrantes e expositores. Mais do que colaborar, a experiência também fortaleceu o entendimento sobre o papel da educação e da ciência na formação de cidadãs e cidadãos críticos.

Olimpio Guedes, aluno do segundo ano do curso técnico em Logística, destacou como a experiência possibilitou compreender melhor a dinâmica dos projetos desenvolvidos no campus: "foi a minha primeira vez como monitor e percebi que há muito por trás de cada atividade: como os projetos são classificados, organizados e aplicados. É um evento que estimula a socialização, mas também fortalece o processo de aprendizagem, aproximando os estudantes da prática e da vida acadêmica de um jeito enriquecedor”.

A aluna Ester Jamille, também do curso de Logística, ressaltou o valor da vivência para a formação pessoal e cultural dos estudantes: “a gente aprendeu muita coisa convivendo com pessoas de diferentes áreas. A Secitec também valorizou a cultura do lugar em que vivemos, a cultura potiguar, que é tão rica e merece ser cada vez mais conhecida. Foi uma experiência que nos colocou em contato com saberes que vão além da sala de aula, permitindo visualizar, experimentar e aprender de um jeito diferente, mais próximo da realidade e das nossas vivências".

Olimpio e Ester na VI Secitec do Campus Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: cedida
Olimpio e Ester na VI Secitec do Campus Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: cedida

Trajetória que começou no IFRN inspira nova geração

Egresso do curso técnico em Logística do campus, Daniel Babo retornou ao IFRN como convidado da VI Secitec para participar de uma das palestras do Encontro de Logística (LogIF). Atualmente gestor na empresa Sadio Alimentos, onde atua ao lado do colega Jailson Januário, Daniel compartilhou com os participantes sua trajetória profissional e acadêmica após a formação no Instituto.

Em sua fala, o egresso destacou o impacto da educação pública e do ensino técnico na construção de seu caminho: “é uma sensação inexplicável voltar ao lugar onde tudo começou. No IFRN, tive professores que foram fundamentais, como Marcelo Amorim, que acompanhou de perto minha trajetória. A formação técnica que recebemos aqui abre portas tanto no mercado quanto no ensino superior. É uma bagagem que a gente leva pra vida”.

Palestra de encerramento do Encontro de Logística do IFRN (LogIF) / Foto: Max Praxedes
Palestra de encerramento do Encontro de Logística do IFRN (LogIF) / Foto: Max Praxedes

Diálogos interdisciplinares

Ao longo do evento, o público participou de diversas palestras voltadas a temas atuais e interdisciplinares, que abordaram desde inovação tecnológica até questões sociais, culturais e históricas. Convidados e convidadas de diferentes instituições contribuíram com experiências, pesquisas e reflexões que dialogaram com o tema central do evento: a formação integral em tempos de transformação.

Um dos momentos desse circuito foi a participação do professor e historiador Luciano Capistrano, que propôs uma reflexão sobre memória, identidade e pertencimento por meio da fotografia e da história urbana. Conhecido por sua atuação em aulas realizadas nas ruas da cidade, o palestrante defendeu a valorização das memórias locais como ferramenta de educação crítica: "a ideia é inquietar, provocar. Levar estudantes a pensarem sua presença no mundo, no cotidiano das cidades. A fotografia ajuda nisso, porque mostra o que muitas vezes passa despercebido. Citei personagens como Dona Militana, mas também o dono da mercearia, o primeiro a criar um campinho na comunidade. Tudo isso é patrimônio. Tudo isso é história e também é educação”, enfatizou.

Teoria e prática

Integrante da equipe de apoio da Secitec, o professor Marcelo Amorim destacou que a realização do evento exigiu esforço coletivo, mas trouxe retornos valiosos para toda a comunidade acadêmica. Segundo ele, o trabalho envolveu presença constante nos espaços do campus, com servidores circulando entre salas, auditórios e corredores para garantir que as múltiplas atividades acontecessem dentro do previsto.

Para Marcelo, a principal contribuição da Secitec esteve na articulação entre o conhecimento teórico e as vivências práticas proporcionadas ao público: “trouxemos o mercado para perto de quem estuda aqui. Mostramos o que está acontecendo nas empresas, nas universidades, nos projetos sociais. Isso ampliou a formação técnica e também humana. O IFRN tem essa responsabilidade: formar profissionais competentes e, acima de tudo, cidadãos conscientes”.

A professora Magda Diniz, que também atuou na organização do evento, reforçou a importância da colaboração entre diferentes setores do campus para o sucesso da iniciativa: “a Secitec é resultado de um trabalho conjunto. Cada pessoa envolvida contribuiu para que o evento acontecesse com qualidade e propósito. Foi uma semana intensa e significativa para todos os participantes, reafirmando o compromisso do IFRN com uma educação pública transformadora”.

VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes
VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes

No encerramento do evento, o diretor-geral, Renato Marinho, fez um balanço positivo da iniciativa e agradeceu o envolvimento coletivo: “essa foi uma edição memorável da nossa Secitec. Conseguimos reunir diferentes áreas do saber, mobilizamos servidores, estudantes, parceiros externos, e promovemos uma verdadeira integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura. Foi uma semana de muito trabalho, mas também de muita realização. O IFRN cumpre, com eventos como esse, seu papel de transformação social. E seguimos animados para os próximos desafios”.

Mais do que uma semana temática, a VI Secitec se consolidou como um espaço de articulação entre teoria e prática, ciência e cultura, juventude e memória. Durante os cinco dias de programação, o evento reafirmou a potência transformadora que habita os corredores do IFRN, promovendo encontros que estimularam a reflexão crítica e o compartilhamento de saberes. Para quem participou, foi uma oportunidade de vivenciar a educação como prática coletiva, construída a partir da troca entre diferentes experiências, trajetórias e campos do conhecimento.

Encerramento da VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes
Encerramento da VI Secitec do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN / Foto: Max Praxedes

A cobertura da VI Secitec foi realizada por uma equipe de comunicação formada por pessoas de diferentes áreas do Instituto. Ao longo dos cinco dias de evento, foram produzidos registros em foto, vídeo e texto, que estão disponíveis no perfil oficial do Campus São Gonçalo do Amarante no Instagram.

Acesse:

Galeria de fotos

Palavras-chave:
Evento Campus São Gonçalo do Amarante Secitec

Notícias relacionadas