Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Soluções criativas

VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN destaca criatividade e impacto social

Durante a Secitex 2025, estudantes desenvolveram soluções orientadas por mentores e mostraram como o empreendedorismo pode transformar ideias em ações concretas

Publicada por Jose Nascimento em 17/10/2025 Atualizada em 17 de Outubro de 2025 às 15:05

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex 2025), a 6ª edição do Prêmio de Empreendedorismo Inovador.
A iniciativa, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora e o desenvolvimento de soluções criativas entre os estudantes da instituição.

Nesta edição, 50 estudantes, distribuídos em dez equipes, participaram do prêmio com o apoio e orientação de 17 servidores mentores. Ao longo do processo, as equipes apresentaram propostas que uniram inovação, viabilidade e impacto social, demonstrando o potencial transformador das ideias produzidas no ambiente acadêmico.

Da ideia à prática

De acordo com Francinaide de Lima, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN, o prêmio é uma ferramenta de incentivo à criatividade e à resolução de problemas reais: “O Prêmio de Empreendedorismo Inovador é uma ferramenta de estímulo à criatividade. As equipes são formadas durante o evento justamente para promover o desafio da resolução de um problema. Nesta edição, contamos com a parceria da Funcern e da Polícia Federal, que nos brindaram com a doação dos itens da premiação, entre os quais tênis e celulares. Para a Propi, é também uma oportunidade de colocar os agentes das empresas incubadas no IFRN em interação, destacando seus negócios e promovendo um ambiente de inovação dentro da instituição”.

Secitex 2025 - VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador
Secitex 2025 - VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador

Para Jorge Rabelo, assessor de Empreendedorismo Inovador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFRN) e coordenador do Prêmio, acompanhar o desenvolvimento das equipes é um processo desafiador e recompensador: “É muito gratificante ver nossos alunos participando de um evento como esse. Eles trazem suas ideias, recebem mentoria, aprimoram os projetos e percebem como podem ser transformados em modelos de negócio. As melhores propostas são premiadas, mas o mais importante é vê-los entender que podem desenvolver produtos, processos ou serviços que atendam a demandas da sociedade. Mesmo que não sigam o caminho do empreendedorismo, eles aprendem a estruturar e comercializar suas ideias. É emocionante ver jovens despertando para esse universo.”

Desenvolvimento acadêmico e profissional

Os professores de Gestão do Campus Natal-Zona Norte, Aldir Melo, Vanessa Medeiros e Antônio Santos, destacaram o caráter formativo do prêmio: “O Prêmio de Empreendedorismo Inovador na Secitex é uma excelente oportunidade de unir teoria e prática no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. As equipes alinham expectativas e constroem propostas inovadoras e disruptivas para uma sociedade cada vez mais dinâmica e que demanda soluções empreendedoras”, disse Aldir. Já Vanessa afirmou que a 6ª edição do Prêmio de Empreendedorismo Inovador reafirma o compromisso do IFRN com a formação de estudantes protagonistas, capazes de transformar ideias em soluções reais para a sociedade. “A ação integra ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o papel da educação pública como espaço de criação, experimentação e impacto social”.

Secitex 2025 - VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador
Secitex 2025 - VI Prêmio de Empreendedorismo Inovador

Já Caroline Meneses e Ana Luiza Maia Silva, estudantes participantes, relataram entusiasmo e aprendizado durante a experiência: Para Caroline, o evento foi um marco pessoal e acadêmico: “Participar da sexta edição do Prêmio de Empreendedorismo Inovador foi uma experiência incrível e marcante. Desde a nossa chegada, fomos muito bem acolhidos pelos mentores e pela equipe de organização. Foi um momento de intenso aprendizado e inspiração. Aprendemos a transformar um problema em uma oportunidade e a desenvolver um projeto do zero até torná-lo viável. Conquistar o segundo lugar foi motivo de orgulho e incentivo para continuar evoluindo.”

Já Ana Luiza destacou o caráter formativo e colaborativo da vivência: “O evento foi essencial para desenvolver nossas habilidades de apresentação e conhecer mais etapas do processo de criação de uma ideia. A metodologia foi divertida e interativa, e o melhor foi poder trocar experiências com profissionais e colegas incríveis.”

Texto produzido por Sofia Souza, coordenadora de Comunicação do Campus Ipanguaçu.

Palavras-chave:
Propi Secitex Empreendedorismo Inovador