Vencedora do IFRN no V FINC é recebida na Reitoria

Aluna vai participar do festival OFF PLUS CAMERA, um dos maiores da Europa

Publicada em 05/12/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Da esquerda para a direita: pró-reitor José Yvan, coordenador Thiago Luiz, coordenadora Mary Land Brito, aluna Elizabeth Soares e reitor Belchior de Oliveira Rocha.

A aluna Elizabeth Soares Ferreira do curso Técnico Integrado em Multimídia do Campus Natal-Cidade Alta, vencedora do IFRN no V Festival de Cinema de Baía Formosa, foi recepcionada pelo reitor Belchior de Oliveira Rocha e pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Yvan. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), no Gabinete da Reitoria do Instituto, em Natal.

Na ocasião, também estiveram presentes o coordenador do curso de Multimídia, professor Arthur Luiz Cavalcante, e a coordenadora do curso de Produção Cultural e da Cinemateca Potiguar, professora Mary Land Brito.

O reitor e o pró-reitor parabenizaram a aluna, que recebeu o prêmio pelo vídeo de um minuto A Mata de Estória. A animação conta os mistérios e lendas da Mata Estrela, localizada no município de Baía Formosa. "Parabéns pela participação. Agora, conversa com os colegas, motive-os para participar das próximas edições e criar vídeos.", incentivou o reitor do IFRN.

Para Elizabeth, com apenas 15 anos, o prêmio não estava sendo esperado. Ela não compareceu à premiação, e recebeu a notícia dos colegas de curso presentes no FINC. Sobre o vídeo no qual a aluna foi responsável por toda a produção, Elizabeth contou ao reitor e ao pró-reitor sobre a produção e o porquê da construção do roteiro. "Eu queria mostrar para as pessoas o que tem lá e ninguém conhece. Conversei com os meus amigos sobre as histórias e eles falaram 'nossa, isso é verdade?' ", comentou Elizabeth Soares.

A vencedora ganhou uma viagem à Cracóvia, na Polônia, e participará do maior festival de cinema independente da Europa, o Off Plus Camera. Além de Elizabeth, irão ao festival os professores Arthur Luiz e Mary Land Brito. A viagem de 10 dias será financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (PROPI).

O 2° lugar do IFRN ficou com o curta "Estrela da Mata", de Kaiony da Silva Venâncio; e o 3° lugar com o "Baía de Fogo", de Rodrigo Cesar Cortez  de Sena. Os alunos receberam um certificado de menção honrosa.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Pereira Leite, o Festival cria um ambiente muito positivo na área cultural. “O FINC alia as dimensões de pesquisa e inovação, uma vez que exige uma pesquisa sobre o tema e a realização concreta de um produto original, o curta. Por isso o nosso incentivo à participação de alunos com a orientação de um servidor da casa”, declarou o pró-reitor.

Assista ao curta "A Mata de Estória", de Elizabeth Soares: https://www.youtube.com/watch?v=HOVB0klorsI

V FINC

A 5ª edição do Festival de Cinema de Baía Formosa aconteceu dias 28 e 29 de novembro. Ao todo, 31 vídeos concorreram ao prêmio de uma viagem a Cracóvia, na Polônia, para participar do Off Plus Camera, além de visitar o Alvernia Studios, um dos maiores estúdios de pós produção cinematográfica do mundo, e a Fábrica de Schindler.

Desses 31 filmes em disputa, 17 foram produzidos por alunos do IFRN, com orientação de um servidor e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto. Os curtas do IFRN concorreram tanto na categoria institucional quanto na geral.

extensao
servidores