Sustentabilidade
Usinas fotovoltaicas da Reitoria recebem visita
O objetivo foi conhecer melhor a tecnologia a fim de procurar aplicá-la na Paraíba.
Publicada em 06/04/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Na tarde desta quarta-feira (6), o deputado estadual Jeová Campos, da Paraíba, visitou as instalações das usinas fotovoltaicas da Reitoria do IFRN. O deputado, junto ao assessor Hugo Moreira, foi acompanhado pelo professor Augusto Fialho, diretor acadêmico de Indústria do Campus Natal-Central. O professor apresentou aos visitantes as placas solares instaladas no prédio da Reitoria.
A intenção do deputado é conhecer melhor a tecnologia que transforma energia solar em elétrica a fim de propagá-la pelo semi-árido paraibano. "Nosso objetivo é que o homem simples do campo tenha como produzir esse tipo de energia e comercializá-lo, visto que estamos em uma região de muito sol e pouca chuva", disse o deputado. Outra preocupação é com as questões ambientais. "Queremos nos integrar a pessoas que estejam preocupadas com uma produção de energia menos poluente", completou.
O professor Augusto Fialho participará do Seminário do Semi-Árido de Energia Solar, que aconcete de 18 a 20 de abril, em Pombal, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande. No evento, vai compartilhar mais detalhes sobre a experiência do IFRN com a instalação das usinas fotovoltaicas, que estão presentes hoje em 7 campi (Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Canguaretama, Currais Novos, Parelhas, São Gonçalo, Natal-Central), além da Reitoria. Na manhã de hoje (6), ele e os 2 visitantes participaram da aula inaugural do Curso de Engenharia de Energia do Campus Natal-Central, primeira engenharia ofertada pelo IFRN.
A usina fotovoltaica da Reitoria tem uma potência instalada de 56,4 kWp, em uma área aproximada de 400 m², com 240 painéis.