Evento Cultural

US Explorers promovem evento sobre Independence Day

As ações visam promover integração cultural e vão contar com a presença de diplomata americana

Publicada em 16/07/2012 Atualizada há 1 ano

Cartaz de divulgação do evento, com imagem da Casa Branca.

U.S. Explorers são um grupo que atua no Câmpus Natal-Central (CNAT) do IFRN e têm como objetivo principal promover a integração cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Eles são patrocinados pelo governo dos EUA e possuem o apoio e a orientação da Pró-reitoria de Extensão do Instituto, através da Assessoria de Assuntos Internacionais.

Com atuação há mais de um ano, esta semana os Explorers vão realizar dois encontros, finalizando a primeira etapa do projeto. As atividades vão ocorrer nos dias 17 e 19 de julho, no Câmpus Natal Central (CNAT), e fazem parte do Independence Day, comemorado nos Estados Unidos dia quatro de julho. A intenção é difundir a língua e os principais costumes do norte-americanos, tornando-os mais conhecidos entre os brasileiros e possibilitando, assim, a integração entre os pontos em comum das duas culturas.

Nas comemorações do Independence Day, o objetivo é simular o tradicional feriado americano do Dia da Independência. Podem participar alunos e servidores do IFRN. No dia 17, das 15h às 18h, na área de lazer em frente ao Grêmio, haverá uma explicação sobre a Independência dos Estados Unidos e o que esta data representa para os americanos. Sarau-Jogral, interpretações musicais sobre o tema, leitura da Declaração da Independência, exposição fotográfica e um bate-papo para trocar experiências com ex-intercambistas que já viveram no país serão algumas das atividades que constituirão o primeiro momento.

Na ocasião, também estará presente a senhora Heidi Arola, diplomata dos EUA, que vem aos Câmpus Central especialmente para participar do evento dos US Explorers. Ela vai falar sobre o significado da data na perspectiva dos americanos.

Já no segundo dia, 19 de julho, as atividades recreativas ocorrerão, das 15h às 20h, no campo de futebol do Câmpus Natal-Central do IFRN. Muitas brincadeiras e jogos pretendem animar os participantes que poderão, inclusive, assinar um simulacro da Declaração de Independência. De acordo com Ystallone Carlos, presidente do grupo, tudo será acompanhado de muita música e atividades de imersão cultural simulando a vivência americana, na qual a Língua Inglesa também será utilizada. “A festa contará com um DJ, um barbecue-buffet, premiação do vencedor do concurso de fotografia e a queima de fogos de artifício, que é o grande show desta data nos EUA”, explicou.

Em paralelo ao evento, o grupo organiza também um concurso de fotografia sobre esta temática. Confira o regulamento contendo todas as informações do concurso.

Abaixo, o cronograma do concurso de fotografia:

27/06/2012 - Início do período de inscrições
12/07/2012 - As inscrições serão encerradas às 23h59min.
13/07/2012 - Início da votação através da internet às 11h59min.
15/07/2012 - Encerramento da votação através da internet, às 23h59min.
17/07/2012 - Data do anúncio dos finalistas durante a primeira parte do evento, às 19h.
19/07/2012 - Anúncio dos vencedores durante a segunda parte do evento, a partir das 18h.