Mais autonomia

Unidades do IFRN em Lajes e em Parelhas mudam de tipologia e passam a campi

Entenda o que a mudança significa

Publicada por Luciano Silva em 13/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

Na última terça-feira, 7 de maio de 2024, o Diário Oficial da União publicou a Portaria nº 411, que anuncia a alteração na tipologia dos campi avançados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, as unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) nos municípios de Lajes e Parelhas passam à configuração de campi.

O reitor do IFRN, José Arnóbio, comemora: “A mudança de tipologia dos campi Lajes e Parelhas foi possível graças ao esforço de muitas pessoas e é uma conquista importante para a nossa instituição, pois nos permite ampliar a nossa atuação nessas comunidades. Ganha o IFRN, ganham os municípios e ganha o Rio Grande do Norte”.

Com a mudança, os campi passam a ter autonomia na atuação administrativa. Além disso, o número de profissionais docentes e técnicos-administrativos, bem como o de ofertas de vagas nos cursos, poderá ser ampliado.

O diretor-geral do Campus Lajes, André Bezerra, celebra a mudança na tipologia: “após nove anos como Campus Avançado, hoje, somos Campus Lajes. Foram esforços incontáveis, mobilização da classe política do estado do RN e do Governo Federal, articulação em comissões locais, regionais e nacionais e outras ações que frutificaram nesse acontecimento, pelo qual estamos em celebração”.

Já o diretor-geral do Campus Parelhas, Ramon Viana, explica: “Temos, hoje, cerca de 600 estudantes e, agora, podemos chegar a 800. Para a nossa região, isso é muito bom, porque podemos atender melhor a demanda do Seridó. Hoje, nosso Campus começa a planejar, a vislumbrar novos cursos e as demandas que ele pode ofertar em um futuro bem próximo”.